UNIFAGOC
Aluna do curso de Jornalismo participa de projeto nacional sobre Jornalismo Ambiental
Publicado em 29/04/2009
por Developer Unifagoc
A Fagoc vem se destacando não só no âmbito acadêmico regional, mas também no cenário nacional. Desta vez, a aluna do 5º período de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Juliana Campos, é quem leva o nome da faculdade aos maiores centros do Jornalismo Ambiental do Brasil.
Juliana foi uma das trinta selecionadas, num processo que contou com mais de trinta mil candidatos, para participar de um projeto nacional que tem como propósito ajudar a formar uma “Rede de Colaboradores e Jornalistas Voluntários” para trabalharem diretamente com causas ambientais. Para a estudante, essa conquista significa a realização de um sonho. “Não é fácil trabalhar com Jornalismo Ambiental, mas é de extrema importância que exista essa atividade, pois as pessoas não tem se importado com o meio ambiente e levar o máximo de informação até elas é um estímulo para mim”, ressaltou.
O projeto, realizado em associação com as principais redes de jornalistas ambientais da América Latina e Caribe, visa a construção de um “Plano de Capacitação de Jovens Jornalistas Ambientais”, com a finalidade de se constituir um mecanismo de formação e evolução da produção sobre ciência e meio ambiente. Essa produção dar-se-á nos diversos formatos jornalísticos (áudio, vídeo, internet e impresso), apontando novas linguagens e formas de comunicação de massa através da utilização de jovens. Essa proposta vem firmar a comunicação como um importante canal de recepção e construção de produtores jornalísticos.
“Tudo isso resultado de muita luta e dedicação e até mesmo períodos de incertezas, mas sempre com grande esforço”, revela Juliana. Ela informa, ainda, que a publicação dos materiais produzidos acontecerá na “Revista do Meio Ambiente”, em uma seção direcionada aos jovens na Rede Brasileira de Informações Ambientais (REBIA), através do site www.rebia.org.br, além de Portais como o Envolverde e a Eco Agência.
