UNIFAGOC

Alunas de Psicologia do UNIFAGOC iniciam Grupo de Discussão sobre violência contra mulheres

Publicado em 01/01/1999
por Developer Unifagoc

Para promover a conscientização e a ação no combate à violência em mulheres, as alunas do 10ª período do curso de psicologia do UNIFAGOC, sob a supervisão do professor Bruno Feital, criaram o grupo "Acolher Mulher. Segundo o professor responsável pela ação, o objetivo do grupo é “executar uma intervenção grupal com as mulheres voltado para o debate sobre a violência contra a mulher e seus desdobramentos"

 

Com encontros agendados quinzenalmente aos sábados, pontualmente às 10h, no campus do UNIFAGOC, o "Acolher Mulher" convida mulheres de todas as esferas da comunidade a participar dessa jornada transformadora. Voltado exclusivamente para mulheres a partir de 18 anos, o grupo se propõe a debater abertamente a complexa temática da violência contra este gênero e suas ramificações, visando incutir a mudança tão necessária na sociedade. 

 

Pautado nas Diretrizes Nacionais Curriculares do curso de Psicologia, a execução desse projeto auxilia as alunas o desenvolvimento de habilidades e competências como por exemplo:  analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; atuar no manejo de processos grupais, considerando e respeitando as diferenças individuais e socioculturais;  desenvolver a postura ética e empática nos processos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; identificar as diferenças individuais e socioculturais no exercício da atividade de psicóloga; ter pensamento crítico; ser proativa na busca e aplicação do conhecimento científico e; aprender a manejar processos grupais considerando as diferenças individuais e socioculturais. 

 

A equipe por trás da iniciativa está determinada a criar um espaço de diálogo respeitoso e seguro, no qual os participantes possam compartilhar experiências, perspectivas e conhecimento sobre um problema tão urgente. "A ideia da criação do grupo é um desejo antigo que nasceu a partir da prática de estágio na Delegacia da mulher. Idealizamos ter um espaço onde as mulheres da comunidade pudessem ser ouvidas e se sentirem acolhidas sem julgamentos.", afirmou Bianca Santiago, uma das organizadoras do grupo. 

 

Após o término das inscrições, um grupo no WhatsApp será formado para facilitar a orientação e a coordenação dos encontros. O grupo "Acolher Mulher" não apenas visa iluminar as sombras da violência, mas também almeja ser um catalisador para ações concretas, promovendo mudanças positivas na sociedade. Ao proporcionar um espaço dedicado ao diálogo e à educação, esse grupo busca efetivamente empoderar mulheres e criar uma rede de apoio forte e resiliente. Para saber mais sobre o grupo e como participar, acesse o perfil da iniciativa no instagram.