UNIFAGOC

Aluno da Fagoc se destaca no mais importante evento na área de jogos da América Latina

Publicado em 25/11/2010
por Developer Unifagoc

Realizado entre os dias 08 e 10 de novembro, em Florianópolis (SC), o SBGames 2010 reafirmou, em sua 9ª edição, o título de evento mais importante de pesquisa e desenvolvimento na área de jogos de computador e entretenimento digital da América Latina. Este ano, o tema abordado pelo evento foi “Games na Rede”, com o objetivo de refletir sobre as relações entre os games e as redes sociais.


O SBGames, Simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que também é apoiada pela RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização), reuniu cerca de 800 pessoas entre estudantes, empresários, cientistas, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Entre eles, estava o aluno do 6º período de Ciência da Computação, Edésio P. Souza.


Durante o Festival de Jogos Independentes do SBGames 2010, Edésio apresentou o Lemon World, um jogo que consiste em ajudar a uma tribo indígena de um planeta distante a escapar de uma masmorra em que foi aprisionada por humanos armados. Os alienígenas foram capturados no planeta Terra, enquanto procuravam por limões, fruta em falta no planeta de origem devido à má gestão de recursos e exploração indevida. O objetivo do jogo é coletar todos os limões e evitar ser visto ou acertado, para que o alienígena possa sair da cela.


O game ficou em 3º lugar, na categoria Melhor Jogo de XNA, tendo concorrido com outros 8 finalistas. “Foi um excelente resultado visto que a competição deste ano incluiu não só desenvolvedores independentes, mas também empresas já conceituadas no ramo de jogos”, destacou Édésio.


Essa não é a primeira vez que o Lemon World é premiado. O game já obteve o 1º lugar no GlobalGameJam 2010 no CEFET de Varginha (MG).


Por toda a característica do SBGames, Edésio acrescenta que o evento foi bastante animador, principalmente por dar a oportunidade de conhecer novas pessoas envolvidas na área, além de empresas que proporcionaram uma visão de mercado satisfatória para aqueles que desejam criar seu próprio negócio. “Tive a oportunidade de apresentar meus trabalhos para muita gente e recebi um feedback muito bom, principalmente quanto ao design dos jogos”, comemorou o estudante.


De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Computação, Macelo Daibert, “hoje o mercado de desenvolvimento de games, aqui no Brasil, está muito promissor. Diversas são as oportunidades e os salários são bem convidativos”. O coordenador ressalta ainda o mercado de games no mundo chega a movimentar mais que o mercado de filmes em Hollywood.


“O curso de Computação da Fagoc busca sempre motivar esta área, desde o primeiro período, com o desenvolvimento de pequenos jogos de tabuleiro e é muito bom ter um aluno que consiga este destaque nacional. Parabéns ao Edésio”, finalizou Marcelo Daibert.