UNIFAGOC
Aluno de Jornalismo apresenta desenho animado produzido na Fagoc
Publicado em 28/11/2005
por Developer Unifagoc
O estudante do 8º período de Jornalismo da Fagoc, Alex Daniel Caldeira da Silva, participou, no dia 27 de novembro, domingo, representando a Fagoc, do I Fórum Municipal de Cultura de São Geraldo. Alex apresentou o trailler do desenho animado “Coperman Evolution”, produzido juntamente com um grupo de alunos do curso de extensão que ministra na Faculdade Ubaense, baseado no estilo “Mangá Japonês”. A apresentação começou com uma explicação do que é a técnica do Mangá Japonês. “É uma forma de representação que o japonês criou. Atualmente, é muito utilizada em filmes, diferenciando-se do formato americano”, explicou Alex, que oferece o curso na Fagoc há dois anos, já tendo ensinado para 64 alunos, dentre crianças e adolescentes de Ubá. “No Mangá, os personagens têm olhos grandes e o rosto tem pouca expressão. Exploram os dragões, samurais e outros mitos da cultura japonesa. São diferentes das formas humanizadas dos desenhos americanos, que possuem uma carga ideológica muito grande”, completa o professor. |
![]() O estudante de Jornalismo e professor do curso de Mangá, Alex Daniel, apresentando seu trabalho em São Geraldo. |
Em São Geraldo, foi também apresentado o futuro personagem “mascote da Fagoc”, desenhado por Alex, outros desenhos feitos pelos alunos do curso e comentários sobre o vídeo produzido por eles, no estilo “Live Action” (passagem do desenho para filme com personagens humanos em roupas colantes). O vídeo, segundo Alex, mostra uma encenação teatral, em que cada aluno-ator representou um dos personagens do desenho”. Ao final, foram distribuídas 70 revistas do curso de Mangá, para as crianças presentes ao evento, em São Geraldo. As revistas estão sendo produzidas também por Alex Daniel. Foram impressas três edições, intituladas “Vortx Team” (passagens de mundos, na linguagem do Mangá), volumes 1, 2 e 3.

O Fórum Municipal de Cultura de São Geraldo aconteceu no Centro Cultural da cidade. Foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município. Dentre os participantes, estavam estudantes do ensino básico e fundamental, professores, autoridades municipais e outras pessoas ligadas à cultura no município e em outras 28 cidades da região.
Produção do desenho animado durou dois meses
Para que o desenho animado “Coperman Evolution” virasse realidade, durante dois meses, o grupo produziu os desenhos, orientados pelo professor Alex Daniel. Foram cinco alunos: Pablo Bonin, de 13 anos, Francisco Brandão, de 10 anos, Vinícius Ferreira, 11 anos, Bruno Mendonça, 14 anos, Leandro Oliveira, 20 anos e Mike Leivan, 12 anos. Cada aluno ficou responsável por uma cena. Para chegar aos movimentos dos personagens, foram feitos 528 desenhos. Os trabalhos, feitos em papel, com lápis HB e 6B, foram recortados e colados às imagens de fundo. Depois disso, foram fotografados, um a um, com câmera digital. Em seguida, foram dispostos em seqüência no programa Powerpoint, dando a idéia de movimento.

O passo seguinte foi acelerar as imagens através do programa Adobe Premiére, na ilha de edição computadorizada do Laboratório de TV da Fagoc. Lá aconteceu também a junção das imagens com as gravações de áudio, feitas pelo grupo, no Laboratório de Rádio da Fagoc. A dublagem das falas dos personagens foi casada com as imagens. “A cada duas mexidas de boca, era uma frase”, como explica Alex.
Os alunos Pablo Bonim, Maike Leivan e Francisco Brandão dublaram as falas dos personagens Rhamsés, Hunter e Blake, respectivamente. Alex Daniel fez a dublagem da abertura do desenho. A edição final foi realizada pelo técnico do laboratório de TV, Luciano. A fita com o trailler tem 1 minuto e 37 segundos de duração. Uma cópia do trabalho está disponível na biblioteca Antonio Olinto, da Fagoc.
Colaboração: Fotos Alex Daniel e Bruno Mendonça.
Na foto acima, três alunos do curso,
Pablo Bonim, Francisco Brandão e Bruno Mendonça,
que foram em São Geraldo, para
apresentar suas produções

