UNIFAGOC

Alunos das escolas Camilo Soares e Eunice Weaver tomam posse na Diretoria do JCC

Publicado em 02/12/2009
por Developer Unifagoc

A noite desta terça-feira (1) foi muito especial para os alunos da Escola Estadual Camilo Soares e da Escola Estadual Eunice Weaver que, oficialmente, tomaram posse das Diretorias do Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC). A solenidade aconteceu no Plenário da Câmara dos Vereadores de Ubá.


O projeto, desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria instituições da cidade e também com a própria comunidade, visa erradicar a prática do bullyng* dentro das escolas.
A Diretoria do JCC é composta por alunos das referidas escolas, coordenados pela Polícia Militar e por membros da sociedade civil.


A Fagoc é uma das parceiras do projeto. A instituição desenvolveu um videodocumentário mostrando a definição de bullyng*, dados estatísticos sobre esta prática e maneiras de bani-la.


Representando a instituição na solenidade de posse, o coordenador do Centro Avançado Fagoc, Leonardo Gomes, se disse muito satisfeito com os resultados já obtidos pelo JCC. “É muito importante que todos apoiem esta iniciativa. Isso consiste em ajudar os jovens a formar uma opinião mais cidadã e consciente. Tudo o que puder ser feito para o fim da violência é válido”, avaliou o coordenador. “Agora é mãos à obra! Esses jovens têm muito trabalho pela frente, mas com certeza darão conta do recado”, concluiu.


Soldado Moisés, um dos coordenadores e responsáveis pelo JCC em Ubá também avalia de forma positiva o envolvimento dos jovens e dos parceiros neste projeto. “A Fagoc, sem sobre de dúvidas, é uma grande parceira que temos dentro desse processo. Desde o documentário, passando por diversas outras atividades, sempre pudemos contar com o apoio da instituição e isso é fundamental também para a comunidade, uma vez que esses jovens que tomaram posse oficialmente hoje terão a missão de levar coisas positivas para ela”, destacou.


Também participaram do evento o prefeito municipal, Vadinho Baião, os vereadores Vinícius Sâmor e Luiz Alberto Gravina, membros da corporação do 21º Batalhão da PM de Ubá, familiares e amigos dos estudantes.


Além da Fagoc, também apoiam o projeto a Secretaria Municipal de Educação, Superintedência Regional de Ensino, Unipac e Racional Serviços.



*Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou “”valentão””) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.