UNIFAGOC

Alunos de Comunicação Social gerenciam páginas no facebook em trabalho de disciplina

Publicado em 02/06/2015
por Developer Unifagoc
“O jornalista que se forma hoje é bem diferente do que se formou em 2010, por exemplo. As técnicas digitais estão muito mais aprofundadas e evoluídas”, é o que afirma o professor Diego Muzitano que ministra, para a turma de Jornalismo da Fagoc, a disciplina Comunicação Digital. Com o objetivo de incentivar os alunos a entenderem a matéria na prática, o professor propôs a criação de páginas no Facebook.
O trabalho está sendo desenvolvido ao longo deste semestre. Os alunos foram separados em grupos e cada um deles aborda uma temática que é  desenvolvida em suas páginas. O projeto tem sido supervisionado pelo próprio professor da disciplina. “O objetivo é fazer com que os alunos criem mini-redações jornalísticas e promovam a produção de conteúdo para alimentar essas páginas”, diz Diego.
A aluna Valnice Massardi relata que tem aprendido como acontece o trabalho em uma redação jornalística. “É possível identificar meu público, o que querem ler e o que posso fazer para criar uma matéria para web”, comenta.

Segundo Andreza Martins, ela pôde observar as diferenças do jornalismo tradicional e do jornalismo digital, e com as páginas, ela realiza isso na prática. “Esse trabalho tem me proporcionado lidar diretamente com as pessoas que pretendo ter como público para minha profissão”, completa Andreza.
Amanda Pacelli conta que as vezes é desanimador algumas das postagens não ter a visualização esperada, mas isso significa ter motivação e persistência, pois sempre busca melhorar o conteúdo, procurando entender o que o internauta realmente quer ler. De acordo com a aluna, “o jornalista não é nada se não conseguir passar para seu leitor a notícia, a matéria, a reportagem”.

Amanda ainda comenta sobre o trabalho dos colegas de turma: “todos os grupos parecem sonhar alto, no melhor sentido da expressão. São dedicados, estão empolgados com a ideia de algo novo e buscam formas de convergir a fim de crescer dentro da web. Acho que cada grupo tem um caráter todo especial”, completa.

Confira abaixo as páginas dos acadêmicos: