UNIFAGOC
Alunos de Jornalismo da Fagoc participam de palestra sobre assessoria de imprensa
Publicado em 26/10/2016
por Developer Unifagoc

Em um bate papo com troca de ideias e ensinamentos, os alunos do segundo, quarto e sexto períodos e professores de Jornalismo da Fagoc participaram da palestra “Relação Assessor de Comunicação x Assessorado”, com o Diretor Geral da instituição, Marcelo Andrade, nesta segunda-feira (24).
A iniciativa foi proposta pela professora Taís Alves que leciona a disciplina de Assessoria de Imprensa para o curso e a proposta da oportunidade foi levar aos alunos um pouco de como acontece a relação entre assessores de impressa e seus clientes dentro das diversas mídias.

Marcelo abordou diversas temáticas durante sua palestra, utilizou exemplos simples e práticos para que os estudantes pudessem assimilar o mundo do empreendedorismo ao ramo de comunicação, e, além disso, usou como princípio o plano de mídia da empresa Profitus, que fabrica pomadas a base de Urucum para a cicatrização de contusões e ferimentos.
Empreendedorismo foi a palavra chave do encontro. O Diretor repassou aos alunos os ensinamentos que vivenciou durante sua caminhada na assessoria e como isso fez com que ele mudasse sua visão quanto à comunicação empresarial.
“Costumo dizer que o jornalista é um “gestor de roda de bicicleta”, ou seja, ele tem que saber gerir a comunicação. Assim como no aro da bicicleta existem vários raios para o melhor funcionamento da mesma, o jornalista exerce o mesmo papel na sociedade, que por meio do seu trabalho mostra para as pessoas como uma empresa pode realizar a divulgação de sua marca no mercado através de diversas mídias e meios de comunicação”, comenta.

Marcelo ainda ressalta que é necessário o jornalista ser proativo e buscar sempre inovação, ideias, desenvolver um bom plano de mídia e sempre manter contato com possíveis clientes.
Para o professor Fausto Coimbra, os estudantes e futuros jornalistas devem enxergar as oportunidades a sua volta e aproveitá-las da melhor maneira possível.
“A comunicação está em constante transformação. Nessa área, o empreendedorismo vem crescendo cada vez mais e o mercado cobra sempre profissionais bem preparados, cabe ao jornalista estar atento às mudanças e transformações que possam acontecer em sua profissão. A oportunidade existe, basta enxergarmos”, reforça.
