UNIFAGOC

Alunos de Psicologia da Fagoc debatem sobre a importância do psicólogo na saúde pública

Publicado em 03/09/2015
por Developer Unifagoc
Professores e alunos do curso de Psicologia da Fagoc participaram de uma programação especial sobre a importância do psicólogo na saúde pública e nos diversos contextos da sociedade. O encontro teve por objetivo, ainda, celebrar o Dia do Psicólogo, datado em 27 de agosto, e apresentar a importância da formação acadêmica.
 
Os presentes puderam assistir aos vídeos: Holocausto Brasileiro e o Manicômio de Barbacena "Colônia", além de ouvirem a declamação do texto: memória de um interno, de autoria do coordenador do curso, Alexandre Augusto. O professor Luiz Cláudio, também, realizou a leitura do poema/música de Oswaldo Montenegro. 
 
Um dos momentos mais comoventes, aconteceu quando os pacientes em tratamento psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – Guido Sollero, de Ubá, começaram a performance teatral intitulada "Queira ou não estamos aí". Ao fim da apresentação, todos, de pé, ovacionaram o grupo e, com depoimentos emocionados, agradeceram os atores pela oportunidade. 

 
"Queira ou não estamos aí"
 
A performance teatral, sob a responsabilidade do diretor Fabrício Sereno, acontece como parte do Projeto "Luz , Câmera , CAPS em Ação", com recursos do Ministério da Saúde por meio da Chamada de Projetos de Reabilitação Psicossocial (Trabalho, Cultura e Inclusão Social na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS), com foco na reabilitação e, ainda, com o objetivo de reinserir os usuários na sociedade.
 
O lançamento de um livro de poesias escrito pelos próprios usuários e a produção de um documentário também fazem parte do projeto. Estes, são executados pela equipe do CAPS Guida Sollero, sobre a coordenação de Sônia Márcia de Abreu em conjunto com a rede setorial e intersetorial e com o apoio da coordenação de Saúde Mental do Município por meio da coordenadora Maryene Barbosa, bem como da Secretaria Municipal da Saúde.

Alguns materiais de produção dos pacientes foram expostos na Fagoc. 
 
Sônia lembra que apenas um trecho da peça foi apresentada aos acadêmicos de Psicologia da Fagoc. O espetáculo completo poderá ser assistido no dia 21 de novembro, no SESI, em Ubá.