UNIFAGOC
Alunos do Caic participam de projeto em homenagem ao escritor Antônio Olinto
Publicado em 08/04/2009
por Developer Unifagoc
Os alunos do 3º ano da Escola Municipal Dr. José Campomizzi Fiho, que funciona na sede do CAIC, em Ubá (MG), tiveram a oportunidade de participarem de um projeto da Secretaria Municipal de Educação que visa a valorização do nosso Patrimônio Municipal, com destaque para o escritor, jornalista, crítico, romancista e poeta ubaense Antônio Olinto.
Os alunos fizeram todo um trabalho de aprendizado e conhecimento literário sobre a vida e obra de Antônio Olinto e tiveram o suporte de obras como “O Operário das palavras” e, do recém-publicado, “São Eu, estas coisas”, ambos de autoria da escritora e professora de Língua Portuguesa da Fagoc, Cláudia Condé, que teve a oportunidade de participar da apresentação dos trabalhos feitos por esses alunos nesta terça-feira (7). Cláudia recebeu, ainda, uma homenagem por ter contribuído de maneira significativa no desenvolver dos trabalhos.
A professora que acompanhou todo o processo junto com os alunos, Valéria Monteiro, comentou a importância da valorização da cultura regional. De acordo com Valéria “as crianças, desde pequenas, devem conhecer e dar valor ao nosso patrimônio cultural e saber quem são as pessoas importantes da nossa cidade”. Durante a apresentação a professora mostrou toda a didática abordada, dentre elas o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e o fortalecimento no ato da leitura.
Segundo a diretora do ensino fundamental da escola, Débora Barros Pinto, trabalhos como esse destacam-se por sua importância pelo fato de “a escola ser um centro de atenção integral e que deve desenvolver um senso de valorização nas crianças”.
Para Cláudia Condé, o resultado do projeto foi maravilhoso, principalmente pela forma atenciosa e carinhosa como os alunos realizaram o trabalho. “É de imensa felicidade ter conseguido alcançar o objetivo de divulgar a obra de Antônio Olinto e levar a todos a possibilidade de adquirirem conhecimento sobre esse ilustre escritor”, declarou Cláudia.
Antônio Olinto é natural de Piau, a terra das bananeiras, morou em Ubá durante seis anos, próximo a estação ferroviária. Atualmente é membro da Academia Brasileira de Letras, consagrado como um dos mais importantes escritores de todo o mundo e é em sua homenagem o nome da biblioteca da Fagoc. Este ano, o ser humano que muito contribui para a nossa literatura completará 90 anos de idade.
