UNIFAGOC
Alunos e professores da FAGOC visitam o jornal O Globo
Publicado em 01/04/2004
por Developer Unifagoc

O grupo na mesa de reunião de pauta do jornal O Globo
Os alunos do curso de Jornalismo da FAGOC, a coordenadora, Luciana Mendonça de Melo, e as professoras de Radiojornalismo, Emilene Campos, e de Telejornalismo, Taís Alves, conheceram no dia 24 de março a redação e o parque gráfico do jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Durante a visita foi possível acompanhar o dia-a-dia da redação, da definição de pauta à impressão no parque gráfico.
O grupo foi recebido pela assessora de marketing, Soraya Sampaio, que apresentou as instalações da empresa. No prédio localizado à Rua Irineu Marinho, funcionam as redações dos jornais O Globo e Extra, o Globo Online e a agência de publicidade Criativa, responsável pelos anúncios dos dois veículos. Já o parque gráfico, considerado o maior da América Latina, fica na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias.
![]() A redação do jornal O Globo |
![]() O parque gráfico em Duque de Caxias |
Para a coordenadora do curso, Luciana Mendonça de Melo, visitas técnicas como essa são importantes, porque o aluno trabalha em sala de aula com livros e o conhecimento do professor, mas nada se compara à experiência de acompanhar de perto todo o processo. “Nós estamos acostumados a ver o jornalismo do interior, e lá – na redação e no parque gráfico do Globo – vimos uma dimensão muito maior do que a nossa realidade’’, ressaltou.
A professora de Telejornalismo, Taís Alves, concorda com a coordenadora. “Para nós, professores e jornalistas, trata-se de mais uma experiência para que possamos trabalhar teorias em sala de aula e termos noção do cotidiano das grandes redações”, disse.
O aluno do 1º ano de Jornalismo, Rodrigo Leite Gomide, ficou impressionado com o aparato tecnológico do veículo. “Foi uma oportunidade rara para nós conhecermos o jornalismo nas suas entranhas. É uma parafernália tecnológica muito grande para o processo de produção do jornal’’, enfatizou.
Das reuniões de pauta ao fechamento do jornal
A primeira reunião do dia acontece às 10h30 e conta com o editor-chefe, os editores setoriais da matriz e os das sucursais, que participam através do telefone viva-voz. Nela são definidos o número de páginas para cada editoria e quais assuntos serão encerrados, iniciados ou que terão continuidade.
Os editores ainda comparam a primeira página de O Globo do dia anterior com as de seus principais concorrentes, tais como o Jornal do Brasil, O Dia, a Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo, que ficam afixadas em um painel.
Às 17h, os editores se reúnem novamente e definem o que será publicado. A primeira edição do jornal O Globo é fechada às 18h e circula nas regiões mais distantes do Brasil e em outros países. Às 23h fecha-se a segunda edição, que é vendida em bancas e enviada aos assinantes. A terceira sai esporadicamente.
O Globo em números
- No parque gráfico de O Globo são rodados 400 mil jornais por dia, sendo 60 mil por minuto. De toda a tiragem 10% é considerado ‘’encalhe’’, que é recolhido e vendido juntamente com todas as sobras da produção para empresas de reciclagem.
- Noventa por cento dos leitores dos jornais são assinantes, somente 10% da produção é vendida em bancas.
- Os jornais O Globo e Extra têm 3 mil funcionários, sendo 400 jornalistas, 500 no atendimento, mais 500 no parque gráfico, e o restante em outros departamentos.
Próxima visita
Já tem data definida a próxima visita técnica dos alunos de Jornalismo da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho. Será dia 26 de abril e o destino é a sede da Rede Globo Minas, em Belo Horizonte. Os interessados devem entrar em contato com o aluno do 2º ano de Jornalismo, Fernando Magri.
Sandra Marques
Aluna do 3º ano de Jornalismo
Monitora da Agência de Notícias da FAGOC
Mais informações na FAGOC
Rua Adjalme da Silva Botelho, 20, Seminário
(32) 3531-2370