UNIFAGOC
Alunos se divertem a caminho da FAGOC
Publicado em 18/04/2005
por Developer Unifagoc
A FAGOC reúne estudantes de várias cidades da região, tanto no turno da manhã quanto no da noite, como: Visconde do Rio Branco, Astolfo Dultra, Guarani, Tocantis, Divinesia, Senador Firmino, Viçosa, Cajuri, Rio Pomba, Cataguases e São Geraldo. Por isso, muitos deles necessitam de transportes alternativos para chegarem à faculdade, as chamadas “vans” ônibus ou microônibus. No caminho são criados círculos de amizades, momentos de descontração e alegria que torna o percurso prazeroso.
Prova disso é a van que traz os alunos de Viçosa, onde há cantorias, piadas, confissões pessoais, festa toda sexta-feira e até “big bus”, uma brincadeira inspirada no “big brother Brasil”. Os alunos fazem as provas do anjo, do líder e têm as indicações, por votação, ao ouvido da “apresentadora”, a estudante Alessandra Daloz. Ela faz a apuração e passa para todos. Na terça-feira, é a indicação do paredão e na quinta um dos indicados sai do big bus. O mais importante é que o vencedor vai ganhar R$19,00 doados pelos participantes, que são dezenove alunos. Cada um contribui com R$1,00.
Os alunos que também gostam de fazer farra são os da cidade de Cataguases. Eles cantam música e se divertem, apelidando alguns alunos de gays, entre outros apelidos, que geram polêmica, mas tudo não passa de uma brincadeira. Os alunos que estudam de manhã costumam parar na estrada para tomar caldo de cana e jogar sinuca.
Já no ônibus de Cajuri, os alunos não fazem muito barulho porque o motorista não gosta. Segundo a aluna Sara Galvão Bastos, do curso de Ciência da Computação, “a viagem se torna muito cansativa, pois todos viajam calados ou dormindo”.
Algumas turmas têm o transporte custeado pela prefeitura, outras vans são totalmente pagas pelos alunos, que, embora reclamem do preço, acham melhor, pois têm mais segurança e direito a exigências. O ônibus da cidade de Visconde do Rio Branco é custeado pela prefeitura local, mas, como afirmam seus passageiros, a manutenção não é adequada. Um exemplo disso aconteceu numa quarta-feira, dia 30 de março: os alunos tiveram que sair mais cedo das aulas, pois o ônibus estava sem farol.
A FAGOC também recebe estudantes de Rio Pomba. O ônibus comporta quarenta e cinco pessoas sentadas, mas às vezes viajam cinqüenta e cinco. Os últimos a chegarem têm que vir de pé. Para os estudantes, o maior transtorno é o medo de acidente na estrada. Embora confiem no motorista, as estradas não passam segurança.
A animação dessas famosas “vans” faz com que o tempo na estrada seja divertido e a viagem menos cansativa, dando um ânimo a mais para ir para a faculdade.
Colaboração das repórteres Alessandra Ferreira Daloz Imbelloni, Cristiane Maria Fontes Pereira e Lucilene Faria Fernandes, estudantes do 2º e 3º períodos de Jornalismo.
