UNIFAGOC
“Banco de Talentos” da Fagoc é garantia de inserção no mercado de trabalho
Publicado em 30/03/2009
por Developer Unifagoc
O mercado está cada vez mais concorrido e é normal ouvirmos falar em desemprego e falta de dinheiro, principalmente em tempos de crise como estes. Diante desse fato, a luta pela graduação e por uma inserção no mercado de trabalho vem sendo cada vez mais acentuada. A cada ano, inúmeros jovens entram nessa disputa fluente por um espaço.
Formar-se e atuar na área de formação é o sonho de todos os que cursam um ensino superior e a Fagoc apoia seus acadêmicos nessa iniciativa. Há dois anos, Paulo Veloso, hoje diretor do Centro Avançado Fagoc (CAF) e coordenador do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG) detectou a evasão dos alunos do curso de Administração, o qual coordenava, e passou a apurar o porquê disso. Foi então que constatou que cerca de 80% dessa evasão se dava pelo desemprego e a consequente falta de recursos que os alunos encontravam para continuar os estudos.
A solução para contornar o problema veio logo. Foi nesse momento que surgiu o a ideia de se criar um banco de dados onde o aluno pudesse cadastrar seu currículo. Através desse banco de dados, que recebeu o nome de “Banco de Talentos”, a Fagoc começou a repassar tais informações para as empresas parceiras e o sucesso veio de forma rápida.
A Fagoc consolidou parcerias sólidas com mais de 200 empresas de vários ramos de atividade em Ubá e região o que possibilitou emprego e estágio para maioria dos alunos que haviam cadastrado seus currículos no “Banco de Talentos”. “Da criação do Banco de Talentos até hoje, não tive mais um aluno que chegasse até mim com o papel de desistência nas mãos, eles agora têm a possibilidade de trabalhar e seguir no curso. Hoje é importante agregar valores e a faculdade faz isso muito bem por meio dessa ferramenta. Ela insere o acadêmico no mercado permitindo que ele adquira experiência profissional e saia da faculdade ainda mais preparado, pronto para atuar na área que escolheu”, assinalou Paulo Veloso.
O direcionamento da Fagoc agora é o de incentivar todos os alunos, de todos os cursos oferecidos, a utilizarem essa oportunidade. “O nosso objetivo, passando a divulgar ainda mais o Banco de Talentos, é apresentá-lo àqueles que ainda não o conheciam ou não se interessavam em fazer uso do mesmo. É demonstrar que ele é uma coisa séria e possui um grande potencial. Com todos os nossos alunos participando efetivamente se tornará ainda mais fácil a inserção do futuro profissional nas empresas de Ubá e região, provando o diferencial que a Fagoc tem ao priorizar essa inclusão dos novos profissionais no mercado”, finalizou Paulo Veloso.
Ingressar no “Banco de Talentos” da Fagoc é muito simples. Acompanhe:
1º passo – o aluno deve acessar o site da Fagoc através do www.fagoc.br
2º passo – em seguida ele deve acessar o Pandora – serviço de intranet oferecido aos alunos da instituição, onde têm acesso a todo seu perfil escolar – com seu login e senha pré-cadastrados.
3º passo – uma vez acessado o Pandora, o aluno encontrará na barra superior de ícones o item “Currículo”. Ali, há uma plataforma de currículo pronta em que deverá inserir todas as informações solicitadas. E pronto!
Depois de preenchido, o currículo deste aluno fica disponível para as empresas parceiras, que por sua vez também possuem um login e senha próprios e podem acessar a qualquer momento os currículos cadastrados.
É importante lembrar que, da mesma forma que os alunos cadastram seus currículos, as empresas também divulgam várias oportunidades. Com a opção de visualização de vagas, também pelo Pandora, o estudante fica sabendo sobre as vagas que o mercado está disponibilizando.
