UNIFAGOC

Biblioteca da Fagoc busca a conscientização dos usuários

Publicado em 14/09/2005
por Developer Unifagoc

A Biblioteca Antonio Olinto, da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, está em permanente campanha de conscientização dos usuários com relação à preservação do acervo. Um marcador de livros é distribuído aos visitantes, com os dizeres: “Roubaram ontem o livro que você precisava pra hoje… O acervo da biblioteca é seu, mas também de outras pessoas. Quem rouba um livro, está tirando dos outros o direito de usá-lo.”

A campanha está ligada a um movimento nacional de “Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos” (CPBA: www.cpba.net) e vem sendo feita antes mesmo da mudança para o novo local. Apesar de iniciativas como a da distribuição do marcador de livros, cujos dizeres estão também em uma placa afixada próxima à entrada da biblioteca, e da orientação pessoal aos usuários, a assistente Rosângela Ruela Passos afirma que, atualmente, cerca de 70 livros estão desaparecidos. Além disso, ainda há usuários que rabiscam, grifam e até rasgam páginas de livros, como informou a assistente.

Rosângela ressaltou também que nem sempre a orientação de se fazer silêncio na biblioteca é seguida. “Principalmente à noite, o espaço costuma ficar barulhento, pelo grande número de usuários que ficam nas mesas de leitura neste horário. Procuramos informar a todos das regras de uso, mas falta conscientização.”

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.