UNIFAGOC

Busto do ex-governador Ozanam Coelho, que dá nome ao UNIFAGOC, é reinaugurado no aniversário de 168 anos de Ubá

Publicado em 10/07/2025
por Stéfany Peron

 

Durante as celebrações pelos 168 anos de Ubá, a Praça São Januário foi cenário de um momento de forte simbolismo e reconhecimento histórico: a reinauguração dos bustos do ex-governador Ozanam Coelho e de seu pai, Dr. Levindo Coelho. A cerimônia, realizada pela Prefeitura Municipal, contou com a presença de autoridades locais, representantes da sociedade civil e membros da comunidade acadêmica do UNIFAGOC, instituição que leva o nome do ex-governador.

 

O prefeito de Ubá, Professor José Damato, e o vice-prefeito, Cabo Rominho, destacaram em seus discursos a relevância dos homenageados para a história da cidade e a importância de preservar essa memória. 

 

Hoje esse nome é representado pelo melhor centro universitário do estado de Minas Gerais”, afirmou Rominho.

 

A secretária municipal de Cultura, Alessandra Labanca, também falou sobre o processo de restauração das obras. 

 

É um orgulho muito grande para nós da cultura, do patrimônio histórico, fazer com que a população perpetue a história. Esse é o nosso objetivo”, disse.

 

Bustos do Dr. Levindo Coelho e do Governador Ozanam Coelho inaugurados na Praça São Januário

Representando a instituição no evento, o vice-reitor Dr. Leonardo Couto ressaltou o orgulho e a responsabilidade de carregar o nome de uma das maiores figuras da história política de Ubá e de Minas Gerais.

 

 “Uma grande homenagem para o nome do nosso Centro Universitário Governador Ozanam Coelho. Hoje é reinaugurado o busto do Governador Ozanam, que foi o grande expoente da política de Ubá, o maior representante que nós tivemos no cenário estadual e nacional. Ter essa homenagem neste momento é motivo de grande orgulho para nós, relembra um grande momento da história política de Ubá e, com certeza, do nosso Centro Universitário”, afirmou Couto.

 

Carregar o nome de Ozanam Coelho é um compromisso diário com a excelência e a responsabilidade social. Prova disso é o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), que posiciona o UNIFAGOC como o melhor centro universitário de Minas Gerais e o 13º do Brasil.