UNIFAGOC
Centro Avançado Fagoc pela cidadania
Publicado em 24/06/2009
por Developer Unifagoc
Iniciou nesta quarta-feira (24), o curso de capacitação Multiplicador do Projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC), realizado em parceria com o Centro Avançado Fagoc (CAF) e a Polícia Militar.
O projeto, uma realidade em vários lugares pelo Brasil e pelo mundo, está em processo de implantação na cidade de Ubá e conta com o apoio do CAF e da Fagoc nesta iniciativa de tentar prevenir e até mesmo erradicar a prática do bullyng nas escolas e comunidade. Seu principal objetivo é criar um ambiente escolar mais saudável, livre das drogas e da violência, através de ações e mudanças comportamentais que serão desencadeadas por alunos que agirão dentro da escola, com a supervisão dos professores e a orientação de um policial militar ou colaborador.
A proposta do curso, que será realizado até a próxima sexta-feira (26), é habilitar a Polícia na execução da implantação do projeto para que possam trabalhar com os jovens construindo a cidadania nas escolas e na sociedade, formando assim uma parceria entre a comunidade e a corporação.
O Sargento Alírio, multiplicador do JCC, destacou a importância da PM participar deste projeto e também do curso, uma vez que este é o primeiro curso facilitador do JCC do Brasil. “O programa já está em várias cidades de Minas e o objetivo é levá-lo a um número ainda maior de localidades. Quanto mais expandirmos o projeto, menor será o índice de criminalidade no futuro. Plantamos uma sementinha nos jovens, para que eles sejam instrumentos de prevenção e combate ao crime”, salientou o Sargento.
Além dos policiais ubaenses, o curso contou com a presença de autoridades policiais das cidades de Cataguases, Ervália, Rio Pomba, Viçosa, Visconde do Rio Branco, Teixeiras, Leopoldina, Guarani, Senador Firmino e Além Paraíba. Destaque também para a participação de Maria Luiza Ruiz Moreno, Psicóloga do Conselho JCC Nacional, Soldado Móises, Orientador JCC, Major Francisco, quem coordenada o curso, o Comandante do 21º BPM José Carlos Gomes Saraiva e Leonardo Gomes Coordenador Geral do CAF.
Para Leonardo, a oportunidade em sediar o curso vem como o reforço de um laço que a Fagoc mantém com a comunidade. “Fazemos questão de sermos parte integrante de projetos como esse, auxiliando no que for preciso, pois dessa forma estaremos ajudando a comunidade como um todo, principalmente no aspecto da segurança e da cidadania de centenas de jovens que têm um grande futuro pela frente”, destacou o Coordenador.
Se você quiser mais informações sobre o programa acesse www.jccbrasil.org.br e ajude a disseminar essa ideia.
