UNIFAGOC

Chefe de redação do Panorama fala sobre crise e perspectivas da profissão de jornalista

Publicado em 20/05/2004
por Developer Unifagoc

Em palestra realizada, no dia 15 de maio, na Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, o chefe de redação do Jornal Panorama e professor do curso de Jornalismo, Michael Guedes, comentou a crise pela qual passa a profissão de jornalista. Segundo ele, 516 postos de trabalho no Brasil foram extintos, de janeiro a julho de 2003, e uma pesquisa divulgada recentemente revelou que somente 3% da população lê jornal impresso todos os dias. Diante dessa perspectiva, o jornalista esclareceu como e com que objetivos o Jornal Panorama foi criado, contrariando essa tendência do mercado.

O perfil do jornalista do futuro também foi um dos pontos abordados por Michael. Segundo ele, o profissional terá que ser multimídia: ser repórter, fotógrafo e, muitas vezes, fazer matérias para vários veículos de comunicação ao mesmo tempo.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Luciana Mendonça Melo, foi uma conquista para a FAGOC ter Michael como professor, pelo fato de ele estar trabalhando e ter experiência no mercado de trabalho regional.



Vinte dias de laboratório

O primeiro número do Panorama saiu no dia 30 de novembro do ano passado, teve 108 páginas e vendeu 18 mil exemplares. Segundo Michael, o jornal precisou apenas de 20 dias de laboratório, para publicar a primeira edição. Enquanto o concorrente, Tribuna de Minas, jornal onde trabalhou como repórter e editor, fez quatro meses de experiências.


Softwares dinamizam dia-a-dia na redação

O veículo usa o Good News, um software que facilita a comunicação entre o repórter e o editor. Enquanto o jornalista escreve a matéria, visualiza o texto no layout da página. O editor acessa o texto de qualquer terminal e pode corrigi-lo rapidamente.


Há ainda um sistema de códigos de cores para dinamizar o processo de edição. Quando o texto está em vermelho, deve ser corrigido pelo editor. Feita a correção, o texto fica na cor verde, o que sinaliza que a página está pronta para ir para a gráfica.


OP.com criará agência de notícias

O jornalista Michael Guedes adiantou durante a palestra que as Organizações Panorama, do qual o jornal faz parte, está criando uma agência de notícias que permitirá o maior intercâmbio de informações entre a emissora de rádio, a TV, o portal e o jornal do grupo. Dessa forma, as notícias apuradas pela agência servirão de pauta para todos esses veículos.



Cibele Batalha
Aluna do 2º ano de Jornalismo

Monitora da Agência de Notícias da FAGOC


Mais informações na FAGOC,

Rua Adjalme da Silva Botelho, 20, Bairro Seminário.

Telefone (32) 3531-2370