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Circulação de jornais aumentou em 2006

Publicado em 28/02/2007
por Developer Unifagoc

De acordo com o Portal Comunique-se, “”o mito de que com a internet os jornais estão fadados a um papel secundário no jornalismo foi contestado pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), que comunicou nesta segunda-feira (26/02) que pelo terceiro ano consecutivo a circulação de jornais brasileiros aumentou. Em 2006, esse índice foi de 6,5%.””

O site revela ainda que “”mesmo diante de outras mídias, como a internet, os jornais brasileiros têm acompanhado a evolução do mercado. Temos ainda muito espaço para crescer na circulação, diante dos baixos índices de leitura no Brasil.

O baixo índice de leitura do País foi confirmado por outra pesquisa de 2005, onde o Brasil aparece com 45,3 leitores por mil habitantes em 50º lugar, atrás de países como África do Sul, Paquistão e Malásia. O Japão possui um índice de mais de 600 leitores para cada mil habitantes””.

De acordo com o professor e jornalista Raul Carneiro Filho, coordenador da Agência de Notícias da FAGOC, “é uma boa notícia, mas precisa ser contextualizada”, disse. Segundo Raul, os erros de apuração, precisão, e mesmo gramaticais ainda ocorrem em grande escala. Apesar disso, ele acredita que os jornais ainda podem crescer e vender mais, criando um novo hábito cultural: “Temos que aprofundar a vertente crítica dos fatos. Jornalismo não é somente reportar os acontecimentos, é também interagir com o leitor, perceber junto, e para isso a formação acadêmica é fundamental”, revelou.

O professor revelou ainda que não se pode ganhar em quantidade sacrificando a qualidade: “Não podemos vulgarizar a mídia impressa. Os jornais com mais conteúdo estão com a tiragem em queda. Atualmente, o que funciona são campanhas para aumentar a venda, do tipo assine e ganhe um DVD”, disse Raul.

O que tem que ser feito, segundo o professor, “é aumentar a capacidade crítica da população, e para isso a sociedade brasileira deve exigir profissionais de imprensa comprometidos com a ética e a retidão da informação, e para tal tarefa, a passagem pelos bancos de uma faculdade de Comunicação Social é fundamental e indispensável”, concluiu.