UNIFAGOC

Começam inscrições para as instituições aderirem ao ProUni

Publicado em 11/04/2007
por Developer Unifagoc

Começa nesta quarta-feira, dia 11 de abril, o prazo para as instituições de Ensino Superior aderirem ao ProUni (Programa Universidade para Todos). As interessadas em oferecer bolsas do programa no segundo semestre deste ano devem fazer a adesão até o próximo dia 11 de maio. Os estabelecimentos de ensino que já participam da iniciativa também precisam aderir para continuar oferecendo as bolsas.

As participantes podem oferecer bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. No primeiro semestre do ano, foram oferecidas 65.276 bolsas integrais e 43.366 parciais. Mais de 517 mil estudantes participaram da seleção.

Próximo processo seletivo

Os estudantes que desejam concorrer a bolsas de estudos do ProUni, para cursos que iniciam no segundo semestre deste ano, também já podem preparar os documentos. As inscrições para o próximo processo seletivo deverão ser realizadas entre o dia 23 de maio e 9 de junho. A divulgação dos selecionados será feita em 14 de junho.

Para participar, o candidato tem que cumprir uma série de requisitos, entre eles, ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2006 e ter obtido média superior a 45 pontos; ter feito todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista integral; comprovar renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 525,00 em valores de hoje) para concorrer à bolsa integral e até três salários mínimos (R$ 1.050,00) para a bolsa integral de 50% do valor da mensalidade.

De acordo com o coordenador do programa, Celso Ribeiro, a expectativa é oferecer cerca de 50 mil bolsas de estudos no segundo semestre de 2007 que, somadas às bolsas do primeiro semestre, chegam a 160 mil.

Para aumentar o aproveitamento das bolsas pelos alunos, a segunda edição do ProUni em 2007 traz uma novidade: no ato da inscrição, o candidato poderá fazer até sete opções de curso ou de instituição. Desde que o programa foi criado em 2004, o aluno tinha o direito de fazer até cinco opções. “Nosso objetivo é dar mais chances aos que buscam uma oportunidade de fazer um curso superior”, explica Celso Ribeiro.


universia.com.br