UNIFAGOC
Comércio Acadêmico
Publicado em 04/09/2006
por Developer Unifagoc
Dentre as mazelas criadas e disseminadas pelo sistema universitário
brasileiro, independentemente da classificação de escolas públicas ou
privadas, destaca-se o rendoso comércio de trabalhos acadêmicos: resenhas, resumos, relatórios, TCC’s, monografias, fichamentos, dissertações e teses.
Dentre os trabalhos acadêmicos, registre-se a importância pedagógica e cultural do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) criado para coroar um período de aprendizagem do estudante na universidade.
Esse tipo de comércio foge a qualquer controle pedagógico dos departamentos universitários, alimenta-se da ‘cultura de facilidades’ que banaliza o esforço intelectual, viola princípios éticos, despolitiza o conhecimento, prejudica o estudante e estimula um falso ‘espírito universitário’.
Registre-se, ainda, o que prejudica a formação do universitário que nesse processo de aprendizagem substitui a leitura e o estudo de livros por apostilas, capítulos e resumos, sofre a pressão do mercado de trabalho e a dispersão intelectual que se choca com a falta de ambiente propício para o estudo superior, além do comportamento consumista que mexe com a sua cabeça que também se inclina para consumir o que pode ser oferecido nesse comércio, em detrimento do conhecimento que fundamenta a imaginação, a criatividade e a sua liberdade como pessoa e como cidadão.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – INFORME DIÁRIO – 4 de setembro de 2006
