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Comportamento gerencial das empresas de comunicação de Ubá é tema de pesquisa na Fagoc
Publicado em 17/07/2003
por Developer Unifagoc
A Faculdade Ubaense Ozanam Coelho promoveu sob orientação e supervisão do professor de Economia, Paulo Roberto Veloso, e a participação da aluna do 4o. ano de jornalismo, Miúcha Trajano Girardi, um trabalho de iniciação científica sobre o perfil e comportamento gerencial das empresas de comunicação de Ubá. A pesquisa foi realizada ao longo de um ano, entre aplicação de questionários, tabulação e revisão bibliográfica.
Foram analisados fatores que determinam o sucesso ou o fracasso dessas organizações, baseados nas respostas que definiram o perfil dos empresários, assim como suas práticas administrativas, formas de envolvimento com o ambiente externo à empresa e os resultados financeiros alcançados nos últimos 12 meses.
Com base nos dados fornecidos pelos empresários, foram observadas as seguintes características:
- As empresas dirigidas pelos empresários que possuem idade superior a 40 anos, que correspondem a 70%, evidenciam potencial de sucesso, uma vez que o conjunto de experiências adquiridas no decorrer da vida, apesar de não serem suficientes, podem ser decisivas no que diz respeito ao sucesso do empreendimento.
- Por outro lado, o nível de escolaridade dos dirigentes é percebido como fator de sucesso apenas para 50% das empresas. Os demais empresários, por não possuírem um conjunto de conhecimentos formais, podem ter dificuldades administrativas no futuro, tendo em vista que apenas a experiência adquirida ao longo dos anos não é suficiente para acompanhar as novas técnicas de gestão, sendo necessário um conjunto de conhecimento formal.
- 30% dos dirigentes das empresas são sucessores da família.
- Aproximadamente 70% dos empresários tomam suas decisões em conjunto, indicando um fator positivo para a gestão do negócio.
Ao analisar as práticas administrativas observou-se que muito ainda precisa ser feito, visto que nos dados fornecidos pelos executivos nenhuma empresa apresentou aumento significativo nas vendas de serviços e nos lucros. Indicando a necessidade de melhores estratégias administrativas no mercado, uma vez que a concorrência tende a aumentar.
Os pesquisadores sugerem as seguintes ações:
- Priorizar a gestão financeira, no sentido de equilibrar as disponibilidades e direitos a realizar com as obrigações a cumprir.
- Aumentar a produtividade com a redução de custos de forma a aumentar a rentabilidade da empresa e diminuir alguns itens mais significativos de custos de serviços e administrativos.
- Aperfeiçoar a política de vendas e marketing, no sentido de reforçar a presença da empresa no mercado.
- E, principalmente, investir em qualidade e tecnologia como forma de superar as dificuldades e garantir maior competitividade quando a conjuntura estiver mais favorável.
O importante é que o empresário não se deixe vencer pela pressão e, conseqüentemente, tome decisões apressadas ou baseadas em poucas informações. O momento poderá ser de forte estímulo para modificar práticas inadequadas e incluir novos procedimentos que tornem a empresa mais eficiente e competitiva.
Em síntese, o trabalho de pesquisa orientado pelo professor Paulo Roberto Veloso detectou que para que as empresas de comunicação de Ubá possam garantir sucesso no mercado, é fundamental que adotem um sistema mais agressivo de atuação no mercado, de forma a superar as vulnerabilidades em termos competitivos e que garantam sucesso a médio e longo prazo.
Mais informações com o professor Paulo Roberto Veloso, na FAGOC. Telefone: (32) 3531-2370.
Colaboração: Miúcha Trajano Girardi
– 4 º . ano de Jornalismo da Fagoc