UNIFAGOC
“Comunicação é Cultura” é apresentada na 1ª Conferência Municipal de Cultura
Publicado em 27/10/2005
por Developer Unifagoc

“Comunicação é Cultura”, esse foi o nome da oficina que a coordenadora de Jornalismo, Taís Alves, juntamente com a professora da Fagoc, Claúdia Condé, ministraram na 1ª Conferência Municipal de Cultura de Ubá. O objetivo foi enfocar a necessidade do acesso à informação e incentivar a própria comunidade a buscar suas fontes de informação, sem depender de outros veículos.
“É necessário que a comunidade crie mecanismos para a obtenção de informação dentro de seu cotidiano. Essa comunicação pode ser feita através da igreja, da praça, da escola do bairro, etc. Mas se a comunidade tiver interesse em abrir seu próprio meio, o ideal é procurar um profissional para a orientação. A grande proposta da oficina foi popularizar a comunicação”, ressaltou Taís.
Para Taís, trabalhar cultura dentro da comunicação é muito importante. “Hoje consideramos que existe a ditadura da comunicação. É muito importante que os meios invistam na cultura, para o desenvolvimento sustentável do município”, acredita.

Participaram da oficina, o vereador Cláudio Ponciano, o teatrólogo e professor universitário Helder Carneiro, o radialista Washington Ferreira e a responsável pelo Projeto Tim Arteducação, Aparecida Camiloto Rocha, entre outros.
Segundo a professora Claúdia, a oficina foi um sucesso. “Não imaginei que nossa oficina tivesse tantos participantes. Superou todas as nossas expectativas. A Conferência foi um passo importante para a história de Ubá”, afirmou Claúdia, para em seguida completar: “Já agendamos para o dia 26 de novembro, às 15h, no salão vermelho da Prefeitura, um reencontro para levantarmos mais alguns pontos sobre o tema da oficina. Mesmo aqueles que não participaram da Conferência podem comparecer. Damos assim, os primeiros passos para um posicionamento forte na cultura”, declara.
O evento promovido pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, juntamente com a Prefeitura, aconteceu no sábado, 22 de outubro, no salão de eventos da Apae. O objetivo foi mobilizar a sociedade e os meios de comunicação sobre a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável do município.
O tema da 1ª Conferência Municipal de Cultura foi “Estado e Sociedade Construindo as Políticas Públicas de Cultura”. Propôs políticas culturais, estimulando relações de parceria e ações conjuntas entre governo municipal e sociedade civil.
Além da oficina “Comunicação é Cultura”, outras temáticas também foram apresentadas como, “Gestão Pública da Cultura”, por Edmar Pereira, “Cultura é Direito e Cidadania”, por Maria Célia de Oliveira, “Economia da Cultura”, por Evandro Doriguetto e “Patrimônio Cultural”, com Anderson Moreira.
Eleitos delegados da 1ª Conferência de Cultura, alguns participantes irão participar da Conferência Estadual de Cultura, em Belo Horizonte, no dia 15 de novembro. Os delegados eleitos em Minas irão participar em Brasília, no período de 13 a 16 de dezembro, da 1º Conferencia Nacional de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura.
Veja algumas propostas da oficina que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura:
- Inserção dos alunos do curso de comunicação e demais cursos em trabalhos à comunidade;
- Solicitação de um espaço nos diversos setores da comunicação da mídia, destinado a divulgar e promover a cultura ubaense;
- Elaboração de uma pesquisa sobre os nomes que contribuíram para o crescimento de Ubá.
Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.
Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.
