UNIFAGOC

Conferência Intermunicipal de Educação: Primeiros passos da mudança

Publicado em 16/06/2009
por Developer Unifagoc

A Prefeitura Municipal de Ubá, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias 8 e 9 (segunda e terça-feira) de junho, na Escola Municipal Dr. José Campomizzi Filho, sede do CAIC/Ubá, a I Conferência Intermunicipal Micro de Educação que reuniu representantes das escolas de Ubá e Região para juntos debaterem as questões que envolvem a educação no interior tendo como base os eixos: 1-Papel do Estado na Garantia do Direito e Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; 2- Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; 3- Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; 4- Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; 5- Financiamento da Educação e Controle Social; 6-Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

No total, cerca de 800 pessoas participaram do evento em busca de soluções práticas e viáveis para a melhoria da qualidade do ensino. Samuel Gazzola Lima, Secretário Municipal de Educação não escondia a satisfação de ver tantas pessoas envolvidas com educação reunidas. “É muito importante estarmos aqui reunidos. É grande a satisfação porque não é todo dia que se reúnem tantos profissionais assim para buscar a mesma solução”, comemorou o Secretário.
Estiveram presentes também o Diretor Geral da Fagoc, Marcelo Andrade, a Superintendente Regional de Ensino, Gislene Bicalho e o Prefeito Municipal, Vadinho Baião.

A Conferência contou ainda com a palestra de Jauner Torquatro, Secretário Executivo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/MG), que falou sobre a importância e os desafios da Conferência da Educação Básica, abordando a necessidade da mobilização social como agente transformador das causas educacionais. Quem também esteve presente como palestrante foi Rudá Ricci, Sociólogo e Doutor em Ciências Sociais, que para muitos foi injeção de motivação na busca constante por melhorias. Rudá falou sobre a “Educação no Século XXI” demonstrando a transformação ocorrida nas famílias dos anos 60 até os dias atuais. “No interior as coisas se articulam de forma lenta. É essencial que não fiquemos só no espetáculo mas que arregacemos as mangas e vamos em frente. Estou chegando na segunda metade da minha vida e não quero apenas passar pela existência”, desafiou Rudá.

O evento contou ainda com diversas apresentações culturais, entre elas a apresentação do grupo “Vive bem quem samba” coordenado pelo Antropólogo e Professor da Fagoc, Cosme Elias, e a eleição dos Delegados que irão representar a cidade do Encontro Regional de Educação que acontecerá em Juiz de Fora.

Letice Almeida, Coordenadora Pedagógica, da cidade de Ervália afirma que participar do evento foi muito proveitoso. “Valeu muito! Gostamos muito dos itens tratados, e as sugestões foram proveitosas. Esperamos que surta um bom efeito”, salientou a educadora.