UNIFAGOC

Conferência Municipal debate a igualdade racial

Publicado em 14/05/2009
por Developer Unifagoc

No último sábado (09), aconteceu, no Plenário da Câmara dos Vereadores de Ubá, a II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Avanços, Desafios e Perspectiva da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial”. O objetivo do encontro foi analisar os princípios e implementação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Social na cidade e contou com a participação de representantes da municipalidade, de instituições e da comunidade local. Para a sua realização, o evento contou com o apoio da Fagoc que procura estar sempre em contato direto com as causas sociais.


Para Cassius Lopes, um dos organizadores do evento, “parcerias como a da Fagoc são sempre muito importantes, pois permitem que os futuros profissionais conheçam e participem de forma dinâmica dos projetos sociais da cidade, além de oferecer o suporte necessário para que tudo transcorra da melhor maneira”.


A Conferência foi oficialmente iniciada pelo Assessor Especial da Prefeitura Aldeir Ferraz que, na oportunidade, representando o Prefeito Vadinho Baião, ressaltou que a Prefeitura Municipal de Ubá faz questão de apoiar projetos como esses, que valorizam e reivindicam a igualdade social e o bem comum. A II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial teve como eixos temáticos para discussão questões como Educação, Segurança, Trabalho, Renda, Cidadania, Tradições e Religiosidade.


Para Maria Célia de Oliveira, presidente da Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade, grupo que há doze anos trabalha pela causa racial, Ubá tem que marcar presença em eventos como esse. “A comunidade tem que trazer para cidade isso tudo que acontece no âmbito mundial, mostrar principalmente que está atento e trabalhando para que tudo ocorra da melhor forma em nossa cidade”, salientou.


Quem também destacou a importância de eventos como esse foi a presidente do Instituto Maria de Loreto Camiloto Rocha (IMLOR) Elazir Alves Carrara. “A Conferência se destaca como um evento de suma importância para todos nós que estamos sempre buscando nos desenvolver para melhor formar nossas opiniões, ampliar os horizontes e até para poder cobrar mais tarde”, afirmou a presidente.


“O mais bacana disso tudo é termos a oportunidade de estarmos inteirados no que a cidade está promovendo em relação à raça-mãe de nosso Brasil. Com toda certeza saímos daqui sabendo algo a mais e, por que não dizer, mais aptos a ajudar”, destacou a estudante de Pedagogia Camila Silva Matos.


Com os bons resultados alcançados, os planos para a próxima Conferência já começam a ser trabalhados. Cláudio Ponciano, Presidente da Câmara dos Vereadores de Ubá, afirmou que esse é apenas o começo de um espaço nobre e uma conquista para os grupos que lutam pela igualdade racial na cidade.