Destaques
Conquista histórica: UNIFAGOC alcança NOTA MÁXIMA na Renovação do Recredenciamento Institucional do MEC
Publicado em 21/02/2025
por Aline Ceolin
A Nota 5 destaca o UNIFAGOC entre as Melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil. Dos 50 indicadores avaliados pelo Ministério da Educação, o Centro Universitário Governador Ozanam Coelho gabaritou 49, estando próximo da perfeição.
O Centro Universitário UNIFAGOC acaba de entrar para a história da educação superior brasileira com uma conquista extraordinária. No processo de Renovação do Recredenciamento Institucional junto ao Ministério da Educação (MEC), realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, a Instituição atingiu a NOTA MÁXIMA, consolidando-se entre as melhores do país.
Dos 50 indicadores avaliados, o UNIFAGOC obteve conceito máximo que é 5 em 49, atingindo a mais alta classificação possível, e apenas um indicador recebeu nota 4. Tal resultado atesta a excelência acadêmica, a infraestrutura de ponta e a gestão exemplar.
O QUE ESSA NOTA REPRESENTA?
O reitor do UNIFAGOC, Dr. Ricardo Couto, reforça o impacto dessa avaliação.
“Essa nota confirma o que já sabíamos: somos uma Instituição de excelência. E não fomos nós que dissemos isso, foi o MEC! Esse reconhecimento nos posiciona entre as melhores do Brasil e reflete o trabalho incansável de nossos colaboradores, professores e alunos“, destaca o reitor.
O vice-reitor do UNIFAGOC, Leonardo Couto, também celebra a conquista e destaca o papel dos mantenedores na evolução da Instituição.
“Eu não tinha medo! Em hora nenhuma tive dúvida que seria cinco. Acho que ao longo desses sete anos, muita coisa evoluiu. Em 2018 ficamos bem perto do cinco e crescemos muito nesse tempo todo. A Instituição se transformou e eu também, particularmente, me transformei. Os mantenedores tiveram papel fundamental nesse crescimento, pois não mediram esforços para investir e impulsionar a qualidade do UNIFAGOC. Esse resultado começa na mantenedora, que nunca deixou de investir e acreditar nesse projeto. Esse comprometimento se reflete em todas as áreas da instituição, da reitoria aos professores e alunos. Então tinha certeza do cinco, certeza absoluta! As últimas oito notas já eram cinco e quando começou a conversa com os avaliadores, falei para eles que tinha a certeza de que iariam encontrar aquilo que se repetiu ao longo dos processos: colaboradores engajados, professores apaixonados e engajados e alunos com senso de pertencimento que eles não veriam em outro lugar do Brasil. Isso se concretizou! Na última reunião, reafirmaram aquilo que eu tinha certeza que ia acontecer. Nosso desafio agora é manter essa qualidade e continuar avançando para, quem sabe, alcançar a perfeição absoluta no futuro“, afirma Leonardo.
Para o Pró-Reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional, Prof. Marcelo Daibert, essa conquista simboliza o compromisso do UNIFAGOC com a formação de qualidade e a transformação de vidas por meio do ensino.
“No último processo, em 2018, ficamos a décimos da nota máxima. Agora, conquistamos a excelência plena, alcançando um dos maiores conceitos institucionais do Brasil. Não é apenas um resultado para Minas Gerais ou para nossa região, é um marco nacional. Esse é o nosso DNA: oferecer ensino de qualidade para transformar vidas“, afirma Daibert.
O PREPARO PARA A EXCELÊNCIA
A nota 5 não foi fruto do acaso. Segundo Daibert, foram três anos e meio de preparação intensa.
“Não tínhamos experiência com esse novo instrumento de avaliação, então estabelecemos um cronograma estratégico, definimos gestores para cada eixo e estruturamos todas as evidências necessárias. Cada indicador exigiu documentação robusta, com fotos, vídeos e provas concretas da nossa qualidade. Foram realizadas simulações, trazendo especialistas externos, e aplicamos mais de 800 ações para garantir o melhor resultado“, detalha Marcelo.
A dedicação foi coletiva. Professores, alunos e equipe técnica-administrativa participaram ativamente desse processo, demonstrando o compromisso da comunidade acadêmica com a qualidade do ensino.
“Quando olhamos para trás, para o que imaginávamos em 2018, é impressionante perceber o quanto evoluímos. Muitas coisas que esperávamos não se concretizaram, mas, ao mesmo tempo, vivenciamos realizações muito além do que imaginávamos. De 2018 até hoje, o UNIFAGOC se reinventou em diversos aspectos, e a gestão se tornou mais assertiva. Superamos um dos maiores desafios da nossa história, a pandemia. Perdemos mais de 500 alunos naquele momento, mas, mesmo assim, a Instituição não parou por um único dia. Tenho um orgulho imenso de dizer que, apesar das dificuldades, não perdemos nenhum colaborador. A pandemia, embora tenha nos obrigado a dar alguns passos atrás, também nos impulsionou para um salto de qualidade, que nos trouxe ao momento que vivemos agora“, relata Leonardo.
OS DESTAQUES DA AVALIAÇÃO
Os avaliadores do MEC reconheceram diversos aspectos do UNIFAGOC, mas um fator se destacou especialmente: o sentimento de pertencimento.
“Eles identificaram um envolvimento e uma paixão pela Instituição que transcendem os indicadores formais. Isso não está escrito no instrumento de avaliação, mas fez uma diferença imensa na percepção de qualidade“, conta Daibert.
Além disso, foram elogiadas a infraestrutura moderna, as políticas de gestão e acadêmicas, os programas de ensino e avaliação, e a organização impecável da Instituição.
IMPACTO NA CAPTAÇÃO DE ALUNOS E PARCERIAS
Esse conceito máximo é um diferencial competitivo fundamental para o UNIFAGOC.
“Para os nossos alunos, é a confirmação de que fizeram a escolha certa. Para quem ainda vai ingressar, é a garantia de que aqui é o lugar ideal para sua formação. Para o mercado, essa nota atesta que nossos profissionais saem preparados e altamente qualificados“, enfatiza Marcelo.
Dr. Ricardo complementa: “Isso também fortalece nossa capacidade de atrair parcerias acadêmicas e institucionais. A credibilidade do UNIFAGOC foi elevada a um patamar ainda mais alto.”
COMPROMISSO COM A EVOLUÇÃO CONTÍNUA
O UNIFAGOC já está pensando no futuro. A Instituição entra agora no primeiro ciclo do seu processo de autoavaliação, garantindo que o padrão de excelência seja mantido e aprimorado.
“Nosso objetivo é continuar inovando, investindo e aperfeiçoando nossas práticas. A busca pela qualidade é um processo contínuo, e estamos determinados a elevar ainda mais nosso padrão“, finaliza Daibert.
A conquista da nota máxima não é apenas um reconhecimento, é um marco que reafirma a missão do UNIFAGOC: transformar vidas por meio do ensino de qualidade. Com essa chancela do MEC, a Instituição se consolida como referência nacional e segue firme no compromisso de oferecer uma educação superior de excelência.
“É uma mistura de dever cumprido com alegria e com uma obrigação gigante pela frente. Eu acho que isso aumenta ainda mais o peso nessa casa, o peso do trabalho de todos nós e o futuro tem que ser melhor do que o presente. Agora, é o momento de mantermos a qualidade que conquistamos, mas, principalmente, de continuar avançando. O objetivo é que, em cinco anos, possamos atingir a nota perfeita de forma definitiva. Não tenho dúvida de que, com o trabalho que estamos fazendo, essa nota, que já é uma das melhores do Brasil, será, sem sombra de dúvida, a maior do Brasil. Ao longo desse tempo, aprendemos muito, principalmente com os nossos próprios erros. Esses erros foram fundamentais para a transformação que vivemos. Quero registrar, mais uma vez, meu agradecimento sincero a cada um de vocês: alunos, professores, colaboradores, pró-reitores, reitor, mantenedores e, principalmente, à sociedade de Ubá e região, que acredita no nosso trabalho. O UNIFAGOC hoje faz a maior captação da sua história, e nunca tivemos tantas pessoas acreditando no nosso propósito e na nossa missão. Tenho plena confiança de que, com essa união, os 25 anos do UNIFAGOC marcam uma transformação profunda que a nossa região tanto precisava“, conclui o vice-reitor.
EIXOS DE AVALIAÇÃO
O processo de recredenciamento institucional pelo MEC abrangeu cinco grandes eixos, que estruturam a avaliação da qualidade da Instituição. Confira abaixo tudo o que foi avaliado e, gabaritado pelo UNIFAGOC em 49 dos 50 indicadores:
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional, avalia:
- Evolução institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional;
- Processo de autoavaliação institucional;
- Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica;
- Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados;
- Relatórios de autoavaliação.
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional, avalia:
- Missão, objetivos, metas e valores institucionais;
- PDI, planejamento didático-instrucional e política de ensino de graduação e de pós-graduação;
- PDI, política e práticas de pesquisa ou iniciação científica, de inovação tecnológica e de desenvolvimento artístico e cultural;
- PDI, políticas institucionais voltadas à valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial;
- PDI e políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento econômico e à responsabilidade social;
- PDI e política institucional para a modalidade EaD.
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas, avalia:
- Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação;
- Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação lato sensu;
- Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação stricto sensu;
- Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a pesquisa ou iniciação científica, a inovação tecnológica e o desenvolvimento artístico e cultural;
- Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão;
- Políticas institucionais e ações de estímulo e difusão para a produção acadêmica docente;
- Política institucional de acompanhamento dos egressos;
- Política institucional para internacionalização;
- Comunicação da IES com a comunidade externa;
- Comunicação da IES com a comunidade interna;
- Política de atendimento aos discentes;
- Políticas institucionais e ações de estímulo à produção discente e à participação em eventos (graduação e pós-graduação).
Eixo 4 – Políticas de Gestão, avalia:
- Titulação do corpo docente;
- Política de capacitação docente e formação continuada;
- Política de capacitação e formação continuada para o corpo técnico-administrativo;
- Política de capacitação e formação continuada para o corpo de tutores presenciais e a distância;
- Processos de gestão institucional;
- Sistema de controle de produção e distribuição de material didático;
- Sustentabilidade financeira: relação com o desenvolvimento institucional;
- Sustentabilidade financeira: participação da comunidade interna.
Eixo 5 – Infraestrutura, avalia:
- Instalações administrativas;
- Salas de aula;
- Auditório(s);
- Salas de professores;
- Espaços para atendimento aos discentes;
- Espaços de convivência e de alimentação;
- Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física;
- Infraestrutura física e tecnológica destinada à CPA;
- Bibliotecas: infraestrutura;
- Bibliotecas: plano de atualização do acervo;
- Salas de apoio de informática ou estrutura equivalente;
- Instalações sanitárias;
- Infraestrutura tecnológica;
- Infraestrutura de execução e suporte;
- Plano de expansão e atualização de equipamentos;
- Recursos de tecnologias de informação e comunicação;
- Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
Confira no vídeo abaixo o Institucional do Centro Universitário UNIFAGOC.
Dê o play no vídeo a seguir e veja Tour completo pela infraestrutura do UNIFAGOC: