UNIFAGOC

Conselho do Patrimônio Cultural de Ubá visita exposição de fotografias no Centro Avançado Fagoc

Publicado em 03/02/2010
por Developer Unifagoc

A Fagoc, através de seu Centro Avançado (CAF), promoveu na tarde desta terça-feira (2) um momento bastante especial. Representantes da instituição e do Conselho do Patrimônio Cultural de Ubá (CPC) se reuniram na sede do CAF onde estão expostas as fotografias premiadas no IV Concurso de Fotografia “Olhares do Patrimônio, promovido pelo Conselho.


O momento foi marcado pela descontração e, principalmente, pelo resgate histórico proporcionado pelas imagens em exposição e pelo relato daqueles que conhecem muito bem a história do município e suas particularidades.


A Fagoc é uma instituição que acredita que educação e cultura devem, sempre, caminhar juntas e por isso é uma das grandes parceiras de ações desse tipo na cidade. “A cultura ajuda a humanizar a educação e faz com que a comunidade se comporte de maneira diferente, mais consciente. Através da cultura as pessoas se identificam e isso é muito importante, principalmente em nosso meio acadêmico”, destacou o diretor geral da Fagoc, Marcelo de Oliveira Andrade.


Representando o presidente do CPC durante a visita, o professor Anderson Moreira ressaltou a importância dessa parceria e da oportunidade deste encontro. “É muito importante isso o que a Fagoc está fazendo, principalmente porque ela sempre foi uma instituição parceira do Conselho, desde a primeira gestão. Está sempre nos apoiando em todos os nossos eventos e buscando fazer parte da cultura da nossa cidade. É interessante ressaltar que entre os vencedores do concurso temos diversos alunos e ex-alunos da instituição e realizar essa exposição aqui é uma forma de valorizá-los ainda mais”, destacou.


Entre as fotografias em exposição está a do aluno do curso de Jornalismo, Cleverson Montanha, classificada em 2º lugar na categoria Adulto. “É emocionante ver como os nossos feitos são reconhecidos. Se não fosse o curso de Jornalismo talvez eu não tivesse descoberto a minha vocação para fotografia e, certamente, não teria participado do concurso e não teria a oportunidade de viver esse momento. Como profissional, como aluno e como participante do concurso, estou imensamente honrado”.


Para o diretor de Marketing da Fagoc, Daniel Coelho, para a Fagoc promover e participar da cultura é algo fundamental. “As pessoas precisam fazer parte da cultura de sua localidade, conhecer e ajudar a preservar essa história e é isso que temos buscado fazer. Trazer para junto de nós essas pessoas que estão diretamente ligadas à cultura da cidade trabalhando voluntariamente para a preservação da nossa história, de nossas raízes é algo que nos deixa muito orgulhosos e na certeza de que estamos cumprindo com o nosso papel social ajudando também, de alguma forma, para que essa preservação continue. Essa foi uma tarde ímpar”.


“Estamos muito felizes com o resultado deste encontro e faremos o possível para isso aconteça outras vezes. Preservar a cultura faz parte do planejar o futuro. Só temos a agradecer o carinho e a disponibilidade de todos do Conselho que, prontamente aceitaram o nosso convite”, finalizou o coordenador do CAF, Leonardo Gomes.


Quem quiser visitar a exposição “Olhares sobre o Patrimônio” basta se dirigir ao Centro Avançado Fagoc à Avenida Raul Soares, 35, Centro. A exposição faz parte do projeto SuspensArte que visa promover ações artísticas e culturais. Breve as fotografias estarão em exibição no campus da Fagoc.