UNIFAGOC

Coordenadora da Fagoc participa do II Fórum Social Cristão, ministrando oficina temática

Publicado em 13/09/2005
por Developer Unifagoc

A coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (Fagoc), Taís Alves, ministrou a oficina temática “Comunicação e Cidadania”, no II Fórum Social Cristão de Ubá.

O evento aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de setembro, no Centro Integral da Criança (CAIC), envolvendo várias entidades sociais, como igrejas, movimentos, associações, grupos sociais, para discutir possíveis mudanças na comunidade, através de grupos sociais.

A oficina foi trabalhada no domingo, 11 de setembro, com 18 alunos que optaram pelo tema. O horário previsto era de 8h às 10h30, mas os alunos gostaram tanto que esticaram até 11h30. Outras oficinas também foram trabalhadas como Movimento Negro, Cultura, Movimentos Sociais, Juventude, Pastoral Social e Pastoral Operária.

Uma das participantes, a estudante Claudilene Lopes, de 22 anos, se surpreendeu com a oficina. “É a primeira vez que participo tanto no Fórum quanto numa oficina de comunicação. Gostei muito da oficina e vou levar tudo o que eu aprendi para meu grupo de jovens. Vou passar para eles que comunicação é a chave de todo bom entendimento. Estou muito satisfeita e vou sair daqui com uma bagagem muito grande”, afirmou Claudilene.


O jornalista Levindo Barros também participou da oficina “Comunicação e Cidadania” e contou a nova experiência em sua carreira. “Considero a oficina muito positiva, tanto para pessoas que já trabalham com comunicação, quanto para jovens de lideranças comunitárias. Jornalismo comunitário surgiu como alternativa de fortalecimento e espaço, onde as pessoas encontram suas raízes”, afirmou o jornalista.

Ele ainda destacou a importância dos movimentos sociais se mobilizarem para o ato de se comunicarem. “É muito importante o meio de comunicação para despertar as lideranças comunitárias e sociais para vencerem seus bloqueios através da comunicação. Exemplo disso é o jornal da Femac (Federação dos Movimentos e Associações Comunitárias) que é escrito pela estudante do 8º período de Jornalismo, Sandra Marques, e também o jornal da Paróquia do Rosário, produzido por eles mesmos, mas que auxilia muito os trabalhos desenvolvidos”, finalizou Levindo.

Para a coordenadora de Jornalismo, Taís Alves, o convite de ministrar a oficina veio somar ao objetivo da Fagoc: “A Fagoc, quando participa de um evento como este, é muito importante, porque tiramos a comunicação de dentro da sala de aula, parte acadêmica e levamos para a comunidade. E nada melhor que levar nossa experiência para um Fórum como este, onde estão participando líderes comunitários, representantes de várias instituições, profissionais, professores e estudantes”, ressaltou Taís.

A coordenadora ainda destacou como a comunicação é importante para a boa integração da comunidade. “Discutimos também como podemos levar a comunicação para dentro da nossa comunidade e ao nosso favor. Destacamos a importância do ato de se comunicar, trabalhando cada um na sua área, e levantamos o que pode ser feito para transformarmos a nossa sociedade. Nessa oficina trabalhamos “Comunicação e Cidadania” como forma de inserir a comunicação na área social”, finalizou Taís.

Após terminar as oficinas, os palestrantes e participantes foram para a quadra coberta para uma plenária, onde foram levantadas as propostas trabalhadas em cada oficina. Taís Alves foi convidada pela direção do evento para ler o documento oficial das diretrizes do II Fórum Social Cristão, no encerramento do evento. À tarde, a festa ficou por conta dos voluntários do “Projeto Despertar”, com várias oficinas e serviços sociais.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.