UNIFAGOC

Coordenadores do Projeto Esporte e Lazer da Cidade da Fagoc fazem visita técnica à Secretaria de Esportes de Porto Alegre-RS

Publicado em 20/09/2007
por Developer Unifagoc

Os coordenadores do Projeto Esporte e Lazer da Cidade, Samuel Gonçalves Pinto e Rosa Aparecida Teixeira, representantes do Curso de Educação Física da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho(Fagoc), foram convidados a participar do evento de encerramento das atividades do Projeto Esporte e Lazer da Cidade – Porto Alegre realizado no dia 02 de setembro de 2007.

A presença da Fagoc em eventos como este abre a possibilidade de convênios e parcerias, tendo em vista que Porto Alegre é referência nacional no que se refere ao setor de Lazer, possibilitando capacitação, treinamento e intervenções diretas na comunidade de Ubá.

No evento estiveram presentes ainda o prefeito da cidade, José Fogaça, o secretário de esportes – João Bosco Vaz, e demais representantes do Pelc e Secretaria de Esportes.
Para a solenidade foram realizadas diversas atividades em esportes, dança, capoeira e jogos diversos.

A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer promove suas atividades como um forma de estimular a prática de esportes entre as pessoas de todas as idades, intercâmbio cultural e educacional entre os participantes. Entre os projetos executados pela secretaria estão:
“Em cada campo uma escolinha”(ECCE), que possui 70 núcleos onde são fornecidos jalecos, bolas e vale-transporte e atende a 2 mil crianças e adolescentes.
“Bonde da Cidadania”, que atende a 200 crianças mensalmente, com a utilização de um ônibus que passa pela cidade convidando crianças e adolescentes nas sinaleiras para a realização de atividades esportivas.
O PELC( Programa Esporte e Lazer da Cidade), tem por objetivo estimular a prática do lazer e do esporte recreativo e, em parceria com o Ministerio do Esporte, desenvolve atividades sistemáticas e eventos recreativos mensais em três núcleos: V. Tecnológica (B:Farrapos);Loteamento Progresso (B:Navegantes) e PÇ Rejane Vieira(V: Cruzeiro).
“Social Futebol Clube”, com 14 unidades, com a participação de ex-atletas, que atende a 1.600 crianças.
“Social Esporte Clube”,um convênio com clubes sociais que permite a prática de esportes a crianças cuja renda familiar é de até três salários mínimos e que beneficia mais de 300 crianças.

Citou ainda os projetos: “Terceira idade” Buscando a melhor qualidade de vida para adultos da 3º idade na área do esporte, recreação e lazer.

“Graxaim” , atende crianças de 2 a 6 anos que não estão incluídas na Educação Infantil. Surgiu em 1996 a partir de uma demanda do ECCE e iniciou em quatro comunidades. Hoje, são 6 atendidas. Esta parceria entre a SME e as comunidades também visa qualificar adolescentes e adultos.

“Lazer e Saúde”, idealizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre em parceria com a Unimed conseguiu mais um novo local para a prática das suas atividades esportivas.
Desde o dia 25 de março, o Parque Germânia está incluído entre as praças e parques que são coordenados pelos professores de Educação Física. Diariamente mais de 11 profissionais especializados e um estagiário trabalham no projeto e mais de 2500 pessoas são atendidas para as atividades.

“Amigos do esporte”, incentiva a prática esportiva, principalmente nas comunidades carentes, por intermédio de agentes comunitários. No lançamento, cerca de 60 agentes voluntários, indicados pelas associações de moradores de cada localidade, receberam um kit para recreação esportiva.
“Torcida pela Paz”,O projeto visa oportunizar que crianças dos projetos sociais desenvolvidos em unidades da Secretaria assistam aos jogos do Campeonato Brasileiro série A. O objetivo é levar uma mensagem de Paz aos estádios de futebol, com uma torcida formada apenas por crianças carentes de diversas comunidades da capital.
“Esporte dá Samba”, tem como objetivo a formação e manutenção de uma escola de samba, com crianças, adolescentes, adultos e grupos de terceira idade, pertencentes à mais de 50 comunidades, envolvidas nos projetos sociais da SME.
“Banco de Tênis” O projeto Banco do Tênis, tem por objetivo solicitar à população em geral doações de tênis usados, em condições de uso, para o benefício de atletas carentes de todas as idades.
“Brincalhão”, o ônibus que é uma brinquedoteca itinerante que atende basicamente escolas públicas, entidades, creches comunitárias, associações de moradores e eventos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.
O projeto conta com um professor responsável e quatro estagiários em todas as atividades realizadas.


Texto e fotos Samuel Gonçalves
Agência de Notícias da Fagoc
anf@fagoc.br