UNIFAGOC
CPA fecha em 2005 o 1º relatório de auto-avaliação da Fagoc
Publicado em 22/11/2005
por Developer Unifagoc

Reportagem especial do estudante do 8º período de Jornalismo da Fagoc, Marcelo Melo, publicada também na edição de novembro do Jornal da Fagoc, informativo impresso distribuído internamente no campus.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Fagoc está fechando, neste mês de novembro, os relatórios parciais que avaliam o ensino superior na instituição. O trabalho da Comissão começou em outubro de 2004, com a sensibilização de toda a comunidade acadêmica, desde alunos e professores a demais funcionários e diretores. Através de uma campanha de esclarecimento, as pessoas se informaram sobre o que é a CPA e quais os seus objetivos na Fagoc. A partir de janeiro deste ano, houve um levantamento de dados e em julho iniciou-se a redação do relatório parcial.
“O objetivo, para nós (Fagoc), é corrigir problemas e oferecer novos cursos. Para o governo, através do Ministério da Educação (MEC), o objetivo é receber relatórios e promover a auto-avaliação da Instituição”, disse a integrante da Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da Fagoc (CEPPG), professora Viviane Andrade. Segundo ela, o MEC visita a Instituição, verifica a qualidade oferecida e conversa com estudantes e professores e a CPA se auto-avalia e envia o relatório para o governo federal.
Participam atualmente da Comissão Própria de Avaliação da Fagoc, além da Viviane, a coordenadora do curso de Jornalismo, Taís Alves, o coordenador do curso de Educação Física, Pedro Paiva, a integrante do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), Adriana Melo, os professores Eraldo Teixeira, Maristela Guimarães e Cláudia Condé, o representante dos estudantes, Rodrigo Gomide, a representante dos funcionários, Maria Célia Felício, além de pessoas da comunidade de Ubá. As reuniões são semanais e acontecem no campus da Faculdade.
O que é CPA?
CPA é a “Comissão Própria de Avaliação” que toda instituição de ensino superior (IES) deve ter, seguindo orientações do “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior” (Sinaes), criado pelo Ministério da Educação (MEC) através da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004.
Os objetivos do sistema são, de acordo com informações do site www.inep.gov.br/superior/sinaes, “identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta; promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia.”
As informações obtidas serão utilizadas pelas IES, “para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições”, como informa o texto do site oficial do Sinaes na internet.
Com os resultados, será possível traçar um panorama da qualidade da educação oferecida. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela “Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior” (Conaes), subordinada ao MEC.
