UNIFAGOC
Cuidadores de idosos já são realidade no mercado de trabalho
Publicado em 16/09/2009
por Developer Unifagoc
O Centro Avançado Fagoc (CAF) e a Federação Municipal das Associações de Bairros e Distritos de Ubá (FEMAC) promovem até o dia 31 de outubro, sempre aos sábados, o Curso de Capacitação para Cuidador de Idosos. Este tem por objetivo aprimorar e capacitar os alunos para esta profissão que já é regulamentada no país e possui uma expressiva demanda na região. Durante os encontros, os alunos aprendem sobre a legislação, teorias e prática dessa atividade.
O curso está sendo ministrado pelo Professor, Especialista e Pesquisador da área Maurício Fernandes. Para Maurício é de suma importância que as pessoas procurem realmente se capacitar ao cuidar de idosos, uma vez que estes necessitam de alguns cuidados e atenção especial, e parabeniza Fagoc, através do CAF, pela iniciativa de promover o curso juntamente com a Femac. “É muito importante cuidarmos de quem um dia de alguma forma também cuidou da gente. Hoje a sociedade valoriza muito quem produz, mas esquece de quem já produziu muito por nós. Ainda mais importante é formar essa consciência social e cultural nas pessoas”, destacou Maurício que já formou mais de 120 cuidadores de idosos.
“Há alguns anos comecei a trabalhar com idosos e me identifiquei muito com tudo. É maravilhoso e gratificante. Posso dizer que é uma recompensa que dinheiro nenhum paga”, revela Gorete Ferreira, aluna do curso.
Entre os alunos estão profissionais do Hospital São Vicente de Paula que, todos os dias, lidam com a realidade de atenderem idosos nas mais variadas situações. Adriana Oliveira é um exemplo. Enfermeira da entidade há 3 anos ela espera poder aprender muito sobre os cuidados necessários e a melhor maneira de cuidar dos paciente idosos. “A maioria dos meus pacientes são idosos. Então, além de enriquecer meu currículo tenho a oportunidade de aprender tudo sobre eles da melhor maneira, o que vai me ajudar muito a desempenhar meu papel”, antecipa Adriana.
De acordo com o Coodenador Geral do CAF, promover o curso é também uma forma continuar a promover a responsabilidade social. “Todos temos nossas responsabilidades perante a sociedade, e é preciso que cada um faça a sua parte. Cuidar bem dos idosos, com responsabilidade e profissionalismo já é, sem dúvida, um passo muito importante”, concluiu o Coordenador.
