UNIFAGOC

Cultura da (In) Formação é discutida com sucesso durante a IX Semana da Comunicação da Fagoc

Publicado em 03/11/2008
por Developer Unifagoc

Entre os dias 20 e 24 de outubro, alunos, professores e profissionais dá área compartilharam experiências e trocaram importantes informações durante a IX Semana da Comunicação da Fagoc, que, com transmissão ao vivo pela Rádio Web Fagoc (www.fagoc.br/radio), teve como tema “A Cultura da [In] Formação”.

Com nomes nacionalmente reconhecidos, o evento aconteceu em dois momentos distintos, a exemplo de 2007. O primeiro se deu no campus, entre os dias 20 e 22 (segunda a quarta-feira), com apresentação de trabalhos acadêmicos e palestras. Nos dias seguintes, as atividades, com direito a mesa redonda, foram realizadas no auditório do Colégio Sagrado Coração de Maria.

Na ocasião da cerimônia de abertura, o diretor-geral da Fagoc, Marcelo Andrade, falou da satisfação em ver o empenho de todos na realização da IX Semana e da criatividade dos alunos, referindo-se a vídeos apresentados, como um making off com imagens de vários momentos vividos por eles no decorrer do curso, inclusive com atividades desenvolvidas nos laboratórios de rádio e TV e na Agência de Notícias. “Toda faculdade deveria ter um curso de Jornalismo para poder vivenciar momentos como esse, de alegria, integração, responsabilidade, comprometimento e muita criatividade”, afirmou Marcelo Andrade.

As palestras foram abertas na segunda-feira pelo jornalista Efraim Neto, especialista em questões ambientais. Ele falou sobre os desafios desse campo, esclareceu pontos pertinentes ao assunto e fez questão de deixar claro que o Jornalismo Ambiental precisa ser mais explorado pelos profissionais, pois é um mercado promissor.

Na terça-feira, após as apresentações de trabalhos acadêmicos, o jornalista Robson Terra prendeu a atenção de todos com a palestra “Convergência de Mídias”. Batizado por Jô Soares como “”O homem das 40 profissões””, Robson usou de todo o seu carisma e conhecimento para traçar um perfil atual de atuação das mídias e disse que a criatividade vai nortear o trabalho jornalístico daqui em diante.

Na quarta-feira, foi a vez do jornalista Gabriel Senna dar a sua contribuição. Através da passagem em vários setores na Rede Globo de Televisão, filial de Belo Horizonte, Senna falou sobre as etapas da produção de uma matéria em Telejornalismo, desde a reunião de pauta à exibição.

Na quinta-feira foi a vez do Colégio Sagrado receber a IX Semana de Comunicação da Fagoc. Na abertura, a encenação da peça teatral, “”Neurojornalismo””. Com texto e direção da aluna do 6º período Renatta Barbosa, a peça contou a história de um casal de jornalistas, que por motivo de crises no casamento procuram por um psiquiatra. Em seguida, usando como exemplo a obra da popstar Madonna, Samuel Pereira falou sobre “Cultura de Massa e a Construção Iconográfica”.

Para fechar com chave de ouro a IX Semana da Comunicação, a sexta-feira teve participação dupla, mesa redonda e homenagens. O jornalista Josias da Silva abordou com propriedade sobre recursos audiovisuais e a obrigatoriedade do uso do diploma. Em seguida foi a vez de Sergio du Bocage (foto) falar de sua larga experiência no Jornalismo Esportivo, em especial do trabalho que presta à frente da assessoria de imprensa do Maracanã e da apresentação do programa dominical Esportvisão, da TV Brasil.

Logo depois da palestra, Bocage foi homenageado pelo historiador ubaense Nilson Morais, proprietário do Museu do Futebol, com um banner trazendo uma foto dos maiores jogadores de todos os tempos do Flamengo, o chamado “”Time dos Sonhos””, tendo o palestrante, torcedor do Flamengo, como técnico do time. Após a homenagem, Josias e Sergio participaram de uma mesa redonda mediada pelo professor Artur Moreira.

“”Os alunos tiveram a possibilidade de aprofundar em diferentes áreas da Comunicação Social, conhecer profissionais e se aproximar de realidades diferentes. Palestras como as quais tivemos valem muito na formação dos alunos””, comentou o professor Raul Carneiro, fazendo um balanço positivo sobre o evento.

A coordenadora Elisângela Baptista destacou a IX Semana da Comunicação da Fagoc. “Foi uma grande oportunidade dos alunos refletirem sobre a Comunicação e sobre o que podem encontrar no mercado de trabalho. A participação deles foi em massa. Sem dúvida, uma Semana muito produtiva”, declarou a coordenadora do curso de Jornalismo da Fagoc.

Agência de Notícias da Fagoc (ANF)
Coordenador: Artur Moreira (Mtb: 2.579)
Monitores: Daniela Durigueto e Rafaela Namorato

Faculdade Governador Ozanam Coelho
Rua Dr. Adjalme da Silva Botelho, 20
Bairro Seminário – Ubá – MG – 36500-000
Mais informações: (32) 3539 5600

www.fagoc.br