UNIFAGOC

Curiosidade – Ciência da Computação

Publicado em 10/11/2006
por Developer Unifagoc

Aptidão para as Ciências Exatas e curiosidade por novas tecnologias são necessárias ao trabalho nessa área ainda em expansão.

Talvez não seja exagero dizer que o mundo, tal como o concebemos hoje, seria inviável sem os computadores.
Eles estão em toda parte – em casa, na escola, no trabalho, nos cybercafés e em outros locais públicos.
Podem ser usados para o simples lazer, nos diagnósticos médicos, na construção de plataformas de exploração de petróleo em alto-mar, no gerenciamento do sistema financeiro de um país, na previsão do tempo, no controle do tráfego aéreo.. enfim, talvez fosse mais fácil enumerar onde essas máquinas são perfeitamente dispensáveis.

Para que os computadores existam e tudo isso seja possível, é preciso que haja alguém que desenvolva programas para que eles funcionem: o cérebro por trás da máquina.

Estamos falando do bacharel em ciência da computação, formado nos cursos de Ciência da Computação. Seu campo de atuação é tão vasto quanto as inúmeras aplicações do computador, e permeia praticamente todas as atividades humanas. Para ficar no campo específico da computação, esse profissional pode atuar na criação de softwares básicos ou científicos e em redes de computadores e sistemas de informações.

Esses profissionais são capacitados a contribuir para a evolução do conhecimento do ponto de vista científico e tecnológico, e utilizar esse conhecimento na avaliação, especificação e desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais.
Podem seguir os diferentes caminhos disponíveis para profissionais da área de computação, dentre os quais destacam-se a atuação em carreira acadêmica, em empresas da área de informática e como empreendedores na área.

Para seguir essa carreira, é desejável que o candidato tenha algumas características, tais como capacidade lógica bem desenvolvida e aptidão para a área das Ciências Exatas. Outras características são curiosidade, sobretudo em relação às novas tecnologias, e a vontade de adquirir novos conhecimentos.

Albert Souza – 6° período de Jornalismo – Monitor ANF

Fonte:http://www.unesp.br/guia/054.php
anf@fagoc.br