UNIFAGOC

Curso de Ciências Contábeis celebra o Dia do Contabilista

Publicado em 15/04/2010
por Developer Unifagoc

O dia 25 de abril é oficialmente considerado o Dia do Contabilista. E para comemorar esta data tão importante, alunos e professores do curso de Ciência Contábeis da Fagoc, prestarão uma homenagem a este importante profissional.


A solenidade em comemoração ao Dia do Contabilista será realizado a partir das 19 horas na sede da Associação dos Empregados do Comércio de Ubá (Avenida Cristiano Roças, 150 – Centro) e reunirá importantes nomes da área contábil.


A abertura do evento contará com uma palestra sobre a profissão contábil e em seguida será feita a entrega das placas em homenagem a importantes profissionais da área na cidade. Os homenageados desta edição serão os contabilistas Marco Antonio de Lucas Xavier, Maria Aparecida de Castro Silveira e Wellington Barbosa Peron.


A noite encerra-se com um coquetel de confraternização entre os participantes.


Os interessados em participar das comemorações pelo Dia do Contabilista poderão se inscrever pelo site da Fagoc www.fagoc.br. A taxa de inscrição é de R$ 10,00.


Prestigie!




Saiba como surgiu o Dia do Contabilista


“”Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro””.

Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.

Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.



Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande contabilista, Carlos de Carvalho: “”Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o sr. Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade””.

O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.

Fonte: www.crcsp.org.br