UNIFAGOC

Curso de Jornalismo atrai profissionais consagrados

Publicado em 27/03/2007
por Developer Unifagoc

Engana-se quem acredita que só ingressam na faculdade aspirantes a alguma profissão. No primeiro período do curso de Jornalismo, dos 38 alunos, cinco já são profissionais consagrados na área. Se for para comparar em tempo de experiência, o mais novo tem seis anos de profissão e o mais experiente já trilha há 21 anos no caminho da comunicação. E mesmo assim, todos eles acreditam que ainda há muito que aprender e se dizem surpreendidos com a estrutura física da FAGOC e com a metodologia do curso.

Quem gosta de esportes e se liga em rádio AM, sem dúvidas que já ouviu a voz de Carlos Roberto Sodré através da Multisom Rádio Ubaense. Há 21 anos ele é um dos principais locutores esportivos da região, já cobriu decisões importantes no futebol, em estádios como Maracanã, Pacaembu e Mineirão.
Hoje comanda o programa diário de esportes da emissora e decidiu ingressar na faculdade para realizar mais sonhos. “Eu acredito que as conquistas estão próximas da gente quando perseguimos um objetivo, e é isto que estou fazendo”, afirmou o radialista que já fez as contas: formado em 2011, se o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 ele pretende estar lá. “Com minha experiência e sendo jornalista reconhecido não tenho dúvidas de que as portas estarão abertas”, disse otimista.

Ser comunicador de rádio nem sempre é tarefa fácil. Estar atualizado, ter simpatia com o público e agradar a maioria é preciso muita dedicação e amor à profissão. Esta é a opinião de quem está há 16 anos nesse ritmo: Valeska Aguiar se comunica diariamente com diversas cidades da região através da rádio Educadora FM e diz ter ficado apaixonada pelo curso tanto quanto é pelo rádio. “Me encontrei na faculdade, antes queria fazer marketing e não imaginava o quanto ia me sentir bem fazendo jornalismo”.

Rafael Mendes Zoqbi, o Rafa, está na cidade apenas há um ano trabalhando na Líder FM, que também é nova no mercado, mas trouxe na bagagem muita experiência: oito anos de rádio, trabalhando na locução e principalmente na produção.
Entrou para o curso de jornalismo decidido a atuar em mais setores do rádio. “Amo a produção e tenho também um programa, mas agora com a faculdade quero poder participar das decisões da redação do jornalismo, aprender outras formas de me comunicar porque expandir os conhecimentos é sempre muito importante”, destacou o jovem, que já passou por três rádios comunitárias e três comerciais, antes de ingressar na Líder FM de Ubá.

Mas profissionais de outras áreas do jornalismo também estão presentes no primeiro período. Rone Paiva é da cidade de Rio Pomba e há seis anos trabalha com eventos ligados à comunicação. Por ter uma voz forte e de dicção agradável, é mestre de cerimônias de diversos eventos da cidade, produz comerciais publicitários e tem sido o locutor oficial da prefeitura. “Estou ligado ao jornalismo e acredito que o curso vai me ajudar a ter uma postura de liderança, de formador de opinião, estou bem otimista”, destacou, para lamentar: “Pena não ter começado antes”.


Quase ninguém a conhecia e muito menos imaginava que Mônica Marques fosse uma das peças-chave na produção do semanário O NOTICIÁRIO. Ela é a responsável pela diagramação do jornal e pelas artes publicitárias. A paixão antes era apenas pela informática e pelo design, mas 13 anos de dedicação à diagramação de jornais fez com que o desejo pela notícia aumentasse. “Passei a ler as matérias, fico antenada no que está acontecendo e agora quero também poder produzir notícias, por isso estou aqui fazendo o curso, o jornalismo é fascinante”, concluiu.


Mônica Marques, Rone Paiva, Rafael Zogbi, Valeska Aguiar e Carlos Sodré: experiência de sobra em sala de aula

Léo Mendes – 7º Período – Jornalismo