UNIFAGOC
Dia da Indústria
Publicado em 25/05/2006
por Developer Unifagoc
É difícil pensar o mundo sem a presença da indústria. Ela acelerou o processo de modernização, propiciou o crescimento da urbanização e melhorou, em todos os sentidos, a vida do homem.
Produção em grande escala, diminuição do desgaste físico do trabalhador, padronização: estes foram alguns dos benefícios trazidos pela indústria. Por outro lado, trouxe também o aumento da exploração do trabalhador em atividades extenuantes e o desemprego de milhares de pessoas há cada nova tecnologia descoberta. Mesmo assim, é impossível abrir mão de suas vantagens.
Indústria no Brasil – A indústria brasileira só teve início com o impulso de Getúlio Vargas, criador das grandes estatais que possibilitaram o ponta-pé inicial da industrialização no país. No entanto, foi no governo de JK que as primeiras empresas estrangeiras e privadas começaram a se instalar no país.
A década de 90 marcou a entrada do capital estrangeiro no país e a facilitação da importação. Hoje, o Brasil é procurado pelas mais variadas multinacionais por apresentar boas condições de implantação e fácil acesso aos recursos necessários à fabricação dos mais variados produtos.
Fonte: IBGE teen; CNI
Um pouco da história do Pólo Moveleiro de Ubá
As Indústrias Moveleiras tiveram seu começo há mais de 8 décadas. O Pólo Moveleiro começou com pequenas marcenarias que tiveram a iniciativa de fabricar móveis para suprir as necessidades do lar. Após a Segunda Guerra Mundial, João Rosignoli, instalou sua marcenaria no Lavapés. A primeira fábrica de móveis a produzir em série foi de José Francisco Parma que fabricava armário, guarda roupa, sofás e esquadrias. A madeira utilizada na fabricação de alguns móveis, era extraídas dos caixotes que vinham embalando mercadorias para o Armarinho Santo Antonio. Após José Francisco Parma abrir a primeira fábrica, a Segunda foi de Edgar e Edvar Cruz que juntaram com Luizinho Parma e criaram a firma Parma e Cruz; o terceiro foi Maurício Singulane. José Francisco Parma incentivou seus amigos e parentes para também fabricarem móveis. Associou-se a Agostinho Sales Amato e Louro Parma, surgindo, desta união, a firma J. Parma e Cia.
Em 1962, Otoci Vilela Eiras comprou no Rio de Janeiro um armário de aço. Ao chegar com o mesmo em sua residência, ficou perplexo com a utilização do aço em móveis. Desmontou-o e tornou a soldá-lo, surgindo assim a primeira fábrica de móveis de aço de Ubá; em 1964 o Senhor Carlos Costa Coelho, vendeu-a ao Sr. Lincoln Rodrigues Costa, que na época fabricava macarrão, passando a partir daí fabricar móveis de aço, surgindo assim, a então Itatiaia Móveis de aço S A. Itatiaia é um nome de origem Tupi-guarani, dos índios Puris que significa pedra cheia de pontas.
Em 1967, o jovem João Batista Flores, convidou seu amigo Clóvis Serrano de Oliveira e montaram a Indústria de Móveis Apolo. A partir daí as fábricas foram crescendo realizando a grande visão de seu idealizador José Francisco Parma.
Fonte: GUIA COMERCIAL, CULTURAL E TURÍSTICO DE UBÁ. Ubá : s.d, 2002.
