UNIFAGOC
Dia de santo, jogo e pedidos
Publicado em 13/06/2006
por Developer Unifagoc

Lenda, superstição? O fato é que muita gente neste dia, além de comemorar os festejos juninos e, principalmente, esperar com ansiedade o jogo do Brasil, está bem atenta a orar por santo Antônio, “o casamenteiro”. Ele Antônio é dos que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e Portugal. É normalmente representado carregando o menino Jesus em seus braços. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos.
Conta a tradição que são realizadas duas espécies de reza e festa em homenagem a Santo Antônio. A primeira delas, chamada “”os responsos””, é realizada quando o santo é invocado para achar coisas perdidas e a segunda, designada “”trezena””, é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado.
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãozinho deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.
Parte do texto se encontra em: http://revistaturismo.cidadeinternet.com.br/passeios/junina.htm
