UNIFAGOC
Dia do Empresário Contábil: consultor afirma que clientes estão em busca de profissionais contábeis que “não apenas entreguem papéis”
Publicado em 12/01/2017
por Developer Unifagoc
Nesta quinta-feira (12), é comemorado o dia do Empresário Contábil. Essa data foi instituída por um projeto de lei em 2010, do deputado Arnaldo Faria de Sá.
De acordo com o consultor tributário, contábil e de gestão de empresas Paulo Marcos Roque, umas das funções desse profissional é garantir que os clientes possam tomar boas decisões. "A empresa contábil tem a necessidade de acompanhar de perto cada cliente e levar ao mesmo a consciência tributária e administrativa", explica.
Para Paulo, um dos desafios das empresas contábeis atualmente é o de se "adaptar ao novo estilo digital de contabilizar e fiscalizar", já que os clientes estão cada vez mais em busca de profissionais completos, "não apenas que os entreguem papéis sem conseguir transmitir, em uma linguagem não técnica, o nível de importância em cada procedimento".
Para quem tem interesse em seguir a carreira, Paulo sugere que é necessário ter "muita dedicação, gostar de ler e estudar, saber se comunicar e ser pró ativo. E a grande dica: faça do período da faculdade, um laboratório para praticar estas necessidades".
Paulo trabalhou durante 15 anos em um escritório contábil, onde teve contato com vários departamentos. Se graduou em Ciências Contábeis e se especializou em Contabilidade Tributária na Fagoc. E com o passar do tempo "a constituição de um negócio próprio foi natural", afirma o contador. Mestrando na área de Educação, também atua como professor de graduação e pós-graduação. Em 2013, lançou seu próprio site, que traz matérias e novidades para a classe contábil e gestores de empresa.

