UNIFAGOC

Dia internacional do Surdocego: NAE, NAF e Pedagogia Unifagoc garantem a inclusão de alunos com deficiência

Publicado em 27/06/2019
por Developer Unifagoc

No dia 27 de junho, é comemorado o dia Internacional do Surdocego. A pessoa com esta condição é aquela que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal forma que a combinação das duas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais.

 

Segundo informações do Instituto Benjamim Constant, do Rio de Janeiro, o comprometimento simultâneo de ambos os sentidos varia de pessoa para pessoa. Alguns surdocegos têm audição residual e até a fala, nos casos em que a surdez evoluiu depois de o indivíduo já ter adquirido a linguagem oral (os chamados "pós-simbólicos").

 

Os casos mais graves são os "pré-simbólicos", de surdo-cegueira congênita ou adquirida antes da aquisição da linguagem. Estes, sem dúvida, precisam de mais atenção para desenvolver formas alternativas de comunicação.

 

A Unifagoc sabe da importância da inclusão dos alunos e conscientização da comunidade acadêmica e social. Em 2017 foi criado o Núcleo de Acessibilidade Fagoc (NAF), que junto ao Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), realiza o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

 

Após uma avaliação da coordenadora do NAE, Adriana Mollica, esses alunos são encaminhados para o NAF e são orientados pela responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, Euzélia Squizzato, pela psicopedagoga Cláudia Oliveira e pela intérprete de libras Giovana Costa, para suprir suas necessidades. Esses setores tem o objetivo de possibilitar condições adequadas para que o aluno construa seu conhecimento de forma significativa e acompanhe o processo educativo com tranquilidade e qualidade.

 

No curso de Pedagogia da Unifagoc as disciplinas de Inclusão tem um papel importante na matriz curricular e na formação do futuro educador.

 

A instituição trabalha sempre com o objetivo de desenvolver, nos alunos de inclusão, uma aprendizagem significativa para, assim, terem mais autonomia e reconhecimento na profissão escolhida.