UNIFAGOC

Dinheiro para bolsistas

Publicado em 14/12/2006
por Developer Unifagoc

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ao Ministério da Educação que sejam reformulados os programas de acesso subsidiado a estudantes do ensino superior privado. Na próxima semana, o ministro Fernando Haddad vai ao Planalto apresentar estudos, incluindo alterações nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento do Ensino Superior (Fies). A idéia é aproveitar as vagas não-preenchidas nas instituições de ensino superior privadas para aumentar o número de jovens com diploma.

Hoje, um terço das vagas do ProUni banca metade da mensalidade e é destinado a alunos com renda familiar maior que dois salários mínimos. Mesmo assim, muitos não conseguem pagar as prestações dos cursos superiores. Por isso, uma das idéias do MEC é permitir que o aluno com bolsa do ProUni possa trocar parte da mensalidade por trabalho em ações educativas.

A idéia é que o ministério passe a pagar os 50% restantes aos estudantes. Em troca, o jovem participaria de programas extra-curriculares em escolas públicas. No caso do Fies, entre as propostas está o aumento no prazo para a amortização das prestações e a ampliação do valor subsidiado da mensalidade. Hoje, logo após a formatura, o aluno começa a pagar o empréstimo para o governo e tem prazo igual a uma vez e meia o período do curso para pagar o resto. Ou seja, se o estudante estuda por quatro anos, tem outros seis para pagar pelo curso universitário.


(EK) [Correio Braziliense]