UNIFAGOC

Direito da Fagoc se prepara para reconhecimento

Publicado em 01/06/2015
por Developer Unifagoc
O curso de Direito da Fagoc será submetido ao processo de reconhecimento, realizado junto ao Ministério da Educação (MEC) que condiciona a validação dos diplomas emitidos pela Instituição. São levados em conta a infraestrutura, o corpo docente e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), além de outros fatores. 
A avaliação acontece por meio de uma visita da comissão do MEC ao campus da faculdade e da análise de documentação enviada, previamente, pela entidade ao Ministério. De acordo com o coordenador acadêmico, Marcelo Daibert, esse procedimento deve acontecer na metade do segundo semestre deste ano. 
O coordenador conta ainda que o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que oferece atendimento gratuito à pessoas carentes, foi o último requisito necessário para que a Fagoc pudesse solicitar o reconhecimento. Ele explica que foi feita uma capacitação com os professores e que uma conversa com os alunos é o próximo passo da preparação. 

A coordenadora do curso, Luciene Rinaldi Colli, diz que tornar professores horistas em profissionais de dedicação parcial e a realização de atividades acadêmicas complementares são algumas das medidas tomadas pela coordenação para conseguir um resultado positivo. “Temos nos empenhado para manter os planos de ensino atualizados, em conformidade com as diretrizes curriculares do Conselho Nacional de Ensino”, acrescenta. 
Com o reconhecimento, a Fagoc chega mais perto da visão de ser referência como Centro Universitário, credenciamento que contempla o mínimo de oito cursos reconhecidos como umas das condições necessárias. “Atualmente, temos 12 cursos autorizados e 6 reconhecidos. Essa nova conquista será um grande passo”, afirma Daibert. 
Curso Autorizado e Reconhecido 
Para oferecer um curso de graduação, as Instituições de Ensino Superior Particulares (IES) dependem de uma autorização concedida pelo MEC. A faculdade passa por uma rigorosa avaliação feita por profissionais do Ministério, responsáveis por consultar a documentação, infraestrutura, corpo docente, histórico da faculdade entre outros fatores. Sendo positiva a avaliação, a instituição recebe a Autorização para a abertura do curso.  
Quando o curso atinge 50% de sua carga horária total, a IES já pode solicitar o reconhecimento. A renovação deste deve ser solicitada pela faculdade ao final de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesse momento, são considerados também informações do Exame Nacional de Desempenho de 
Estudantes (Enade). Esse procedimento acontece a cada trienalmente em cada graduação.