UNIFAGOC

Educando pela Arte

Publicado em 31/08/2006
por Developer Unifagoc


Qualquer ação comunitária é antes de tudo um esforço para a superação de problemas que atingem a sociedade. E isso pode ser realizado através de parcerias com o Primeiro Setor (Governo) e o Terceiro Setor (organizações da sociedade civil). Atualmente, a empresa TIM, de telefonia celular, desenvolve no país mais de 50 projetos. Um deles é o Programa Tim ArtEducAção.

O programa consiste em oferecer oficinas artísticas e culturais aos alunos da rede pública de ensino que, em sua maioria, estão em situação de risco social ou em conflito com a lei. Tem como objetivo reduzir a exclusão social de crianças e adolescentes de baixa renda, estimulando a escolaridade e o desenvolvimento intelectual, usando a arte como principal instrumento.

Durante o Festival Artístico e Cultural de Ubá, realizado no último dia 26 de agosto, dezenas de Crianças fizeram apresentações artísticas, mostrando o que aprenderam nas oficinas de arte. O evento aconteceu ao ar livre, no centro da cidade, com toto apoio do Jornalismo FAGOC.

Em Ubá o projeto foi implantado em 2001 com quatro oficinas. Hoje ele conta dezenas: artesanato; banda; coral; capoeira; contadores de história; dança e expressão corporal; desenho e pintura; folclore e cultura popular; teatro; violão, entre outros.

Segundo a coordenadora do projeto Aparecida Camiloto Rocha Ramos, “a filosofia do projeto é dar a estas crianças oportunidade de inclusão Social e montar um tripé necessário: Escola, Família e Promoção Social”, revelou.

Todas as oficinas funcionam no Centro de Capacitação Tecnológica (av. Cristiano Roças, 165 – centro).



Reportagem e fotos: Luciano Duarte – 2º Período – Jornalismo – FAGOC