UNIFAGOC

Enem será realizado neste domingo

Publicado em 20/08/2007
por Developer Unifagoc

No próximo domingo, dia 26 de agosto, será realizado em todo o Brasil o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), mais de 3,5 milhões de alunos devem fazer a prova em pelo menos 1.500 cidades. Desde 1998, quando foi aplicado pela primeira vez, mais de 13 milhões de pessoas realizaram o teste. Podem participar do Enem apenas estudantes que estão no último ano do Ensino Médio ou quem já o concluiu. Embora não seja obrigatório para ninguém, fazer o Enem pode ser muito vantajoso e até fundamental na obtenção de alguns benefícios, inclusive para ter acesso ao ProUni (Programa Universidade para Todos) do governo federal.

Portanto, quem pretende concorrer a uma vaga do ProUni não pode deixar de fazer o Enem. O ProUni é um programa que concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda em 1.424 instituições privadas de educação superior. Mas para isso, não basta simplesmente fazer a prova, é necessário totalizar no mínimo 45 pontos de média nos dois módulos do exame – testes e redação – para poder sonhar com a bolsa federal. Além disso, 512 universidades usam o Enem como parte do critério de avaliação em seus vestibulares. É o caso, por exemplo, da Fuvest, um dos maiores e mais concorridos vestibulares do Brasil. Há, ainda, instituições que substituem o vestibular pelo Enem.

Segundo especialistas, existe uma tendência de que os vestibulares sejam substituídos pelo Enem, mas há um bloqueio do ponto de vista legal para que essa possibilidade de fato se materialize já que nenhuma universidade é obrigada a adotar um critério único de avaliação, ficando a cargo das próprias universidades elaborar seus processos de seleção.

A prova

O Enem é composto de 63 questões de múltipla escolha e uma redação com tema pré-estipulado. O coordenador do Inep, Dorivan Ferreira, obviamente não revelou o tema deste ano, mas deu ao Universia uma dica sobre a redação. “Será sobre um problema mundial e que todos têm conhecimento”,disse ele. Como a prova também tem muitas questões sobre atualidades, é muito importante que o aluno esteja bem informado.

Mas quem está pensando em estudar várias horas para decorar assuntos e datas específicas, é melhor tomar cuidado. O alerta é dado pelo próprio coordenador do Inep. “Essa prova é diferente das muitas que os alunos estão acostumados a fazer. Não se trata de simplesmente de ‘decoreba’ e de nenhum conhecimento específico. É preciso saber interpretar”, afirma Ferreira.


De acordo com ele, essa diferença entre o Enem e as provas tradicionais se dá em função até da própria fase pela qual os estudantes atravessam nessa época da vida. Um período marcado por tomada de decisões e resolução de novos problemas justamente quando chega ao fim o Ensino Médio e parte-se para a universidade e o até os primeiros flertes com o mercado de trabalho. Por isso, a memória não é levada tão a sério nesse exame, mas sim como se aplicam os conceitos aprendidos pelo aluno durante toda a vida escolar.

Quem não receber a ficha de inscrição em casa não precisa se preocupar. O Inep enviou às agências dos Correios e a todas as escolas de ensino médio o local e o horário onde será realizada a prova de cada aluno. Esses dados também estão disponíveis no endereço www.enem.inep.gov.br. O participante deve chegar ao local com uma hora de antecedência.


anf@fagoc.br
universia.com.br