UNIFAGOC
Esporte e lazer da cidade
Publicado em 21/11/2006
por Developer Unifagoc
O lazer vai tomar conta de sua cidade. Sua cidade vai tomar conta do lazer. Este é o lema do projeto Esporte e Lazer da Cidade, que chega em Ubá como fruto de uma parceria entre FAGOC, o Ministério dos Esportes, o Patronato São José e o apoio do deputado federal Vadinho Baião. Foram criados núcleos do projeto nos bairros São Domingos, São João, Pires da Luz e Vila Casal. A princípio foram abertas inscrições para 500 participantes em cada bairro, mas a coordenação do projeto já estuda a possibilidade de ampliar este número.
A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 15 de novembro na sede do SESI. Nesta data foram apresentadas as principais metas e formas de atuação do programa. Além do pronunciamento dos representantes das instituições participantes, a solenidade contou com a apresentação de alunos do projeto TIM ArtEducação. No final do evento houve distribuição de pipoca e picolé para as crianças.
O Esporte e Lazer da Cidade levará aos bairros oficinas de futebol, dança, ginástica, alongamento, xadrez, handebol, vôlei e basquete. O início oficial das atividades foi dia 20 de novembro, mas antes desta data algumas oficinas já vinham sendo desenvolvidas em fase de experiência.
João Alberto Chargas Lima, coordenador do projeto, afirma que o principal objetivo do programa é fazer com que todos entendam que o lazer é um direito social e compromisso do Estado com a população. Além de desenvolver habilidades, valores e auto-estima do participante, o projeto ainda funcionará como terapia ocupacional. Rafael Valadares Rosa, acadêmico do 4o período de Educação Física da FAGOC e participante do projeto, comenta que poder presenciar como o esporte e o lazer podem mudar a vida das pessoas é a maior recompensa: “é mais valioso que qualquer quantia em dinheiro”, analisa.
A FAGOC estará colaborando com o Esporte e Lazer da Cidade através de estagiários e professores, que estarão ajudando na organização e na logística. As oficinas desenvolvidas nas comunidades serão ministradas por alunos do curso de Educação Física. Este tipo de extensão da graduação traz para os acadêmicos oportunidade de vivência e de relação direta com o campo de trabalho o que lhes confere experiência e prática profissional.
As expectativas para o andamento do projeto são grandes, tanto por parte da coordenação, dos acadêmicos participantes e das comunidades. Carlos Alberto Julião, agente comunitário do bairro São Domingos, comenta que no bairro as expectativas são as melhores possíveis. No São Domingos, assim como em outros bairros, a cota de 500 inscrições foi ultrapassada. Segundo o coordenador do projeto, João Alberto Chargas Lima, parcerias firmadas com empresas da região possibilitarão o aumento da estrutura do programa e até a criação de núcleos em outros bairros e outras cidades da região, tudo interligado em um só projeto.
José Bruno Aparecido da Silva
2o período – Jornalismo
