UNIFAGOC

Estudante pode melhorar suas notas organizando seu tempo

Publicado em 28/08/2007
por Developer Unifagoc

Assim como as maratonas esportivas, época de prova é necessário um treinamento intensivo e muita disciplina. Mas isso quase sempre não é seguido à risca, muitos estudantes acabam deixando para estudar na última hora e apesar de muitos acharem que em se tratando de curso superior isso não acontece, a maioria dos universitários fazem o mesmo, seja por falta de tempo ou de organização.

E foi pensando nesses alunos, que o Núcleo de Apoio Pedagógico (o NAP) decidiu desenvolver um trabalho de orientação e técnicas de estudo. Para a coordenadora do núcleo Érica Miranda Maciel, o primeiro passo é o aluno perceber que no curso superior o estudo é diferente, depende de sua capacidade de interpretação. “O estudo no ensino superior exige uma mudança na forma de estudar, é preciso que o aluno desenvolva autonomia, argumentação, raciocínio lógico e eleve a sua capacidade de reflexão”, destacou Érika.

Passar anos dedicando ao mesmo curso pode ser uma tarefa um pouco difícil para alguns, mas o mais importante é saber que durante todos os períodos, é fundamental um programa de estudo regular e que o interesse em adquirir conhecimento não seja somente em véspera de provas. “Os alunos devem estudar continuamente e não apenas em vésperas de prova. Isso deve ser o primeiro passo, a chave para o sucesso nos resultados”,explica.

Algumas técnicas podem favorecer muito para que o aluno tenha êxito em suas atividades e conseqüente conseguir bons resultados em suas provas. Organizar o tempo de estudo e concentração nesse tempo escolhido, são dicas essenciais para que o processo continue e o aluno se sinta mais próximo possível dos temas, muitas vezes que se transforma de um bicho de sete cabeças em algo rotineiro.

Outra dica importante também se refere à valorização do tempo em sala de aula. Numa faculdade não é muito comum professores e a direção ficarem no pé do aluno para não sair da sala, para, por exemplo, atender o celular ou ir ao banheiro com freqüência ou até mesmo tomar um café. Mas é fundamental que o estudante saiba a necessidade de se aproveitar ao máximo o tempo em sala de aula.

Algumas dicas dos professores ou até uma frase feita pode ajudar muito na hora de resolver uma questão de uma prova. Por isso, o máximo que você conseguir ficar dentro da sala, melhor. E claro, aproveitar para argumentar e tirar todas as suas dúvidas com o professor.

O curso superior determina a profissão e o caminho que o universitário vai seguir, muitas vezes durante toda a vida. Por isso, o tempo de faculdade, é o tempo que a pessoa reúne o maior número possível de informações sobre o curso escolhido, é por isso que a coordenadora orienta: “O estudo no ensino superior não deve ser encarado apenas como forma de obter aprovação, mas sim como uma forma de adquirir conhecimentos para a sua carreira profissional”.

Para o professor e coordenador do curso de Administração Paulo Veloso, a organização dos estudos é sinônimo de sucesso. “Acho que tudo que tiver disciplina, terá êxito. Organização na vida do estudante é a palavra chave, que obviamente irá trazer resultados positivos. O aluno que conseguir aliar disciplina e dedicação e inserir nos estudos na rotina de estudante com certeza irá ter sucesso”, diz Veloso.

O Núcleo de Apoio pedagógico fica no prédio principal da Fagoc (Faculdade Ubaense Ozanam Coelho) na sala 1206. O telefone é o 3539-5600 e está disponível para toda comunidade acadêmica. “Tanto o aluno, quanto o professor, pode utilizar o núcleo para as questões de ensino e aprendizagem. Estamos sempre à disposição”, finalizou Érica.

DICAS DE COMO MELHORAR SUAS NOTAS:

• Organizar o tempo de estudo;
• Fazer cronograma de estudos;
• Estudar em ambiente adequado;
• Concentrar-se nas atividades;
• Realizar todas as atividades propostas pelos professores ao longo do semestre;
• Valorizar o tempo de estudo em sala de aula, participando e interagindo com o professor.
Roberta Barros – 8° período de Jornalismo