UNIFAGOC

Estudantes conversam com a roteirista de “A grande família”, Adriana Falcão

Publicado em 15/09/2005
por Developer Unifagoc

As turmas do 3º e 4º períodos de Jornalismo da Fagoc participaram, no último dia 14 de setembro, de uma palestra com a escritora infanto-juvenil e redatora de seriados da rede globo, Adriana Falcão. A escritora, formada em arquitetura, já trabalhou com publicidade, foi diretora de criação dos programas Brasil Legal, Mulher e Muvuca, colaborou em episódios da Comédia da Vida Privada e adaptou “O Auto da Compadecida” para cinema e TV. Atualmente, escreve crônicas quinzenais para a Veja Rio e também para o programa “A grande família”.




Adriana Falcão, com
estudantes de Jornalismo da Fagoc




Adriana Falcão autografa seu livro
para a estudante Roberta Barros

A presença dela faz parte do projeto “Tim Estado de Minas Grandes Escritores”, que uma vez por semestre, traz às cidades interioranas de Minas, escritores consagrados da literatura brasileira. O evento aconteceu no Salão da Sociedade dos Viajantes, no centro de Ubá, com entrada franca.

Cerca de 300 pessoas estavam presentes, na conversa que durou duas horas. Após a palestra, Adriana Falcão autografou vários livros, entre eles o mais vendido, “Mania de Explicação”.

O que mais despertou o interesse dos presentes foi quando Adriana Falcão contou como é sua rotina de redigir o roteiro do programa “A grande família” e sua facilidade para escrever humor. “É engraçado como ela fala que escreve a grande família. A responsabilidade dela é muito grande porque o programa é de grande audiência, mas é uma ótima escritora e consegue dar conta do recado”, destacou o aluno do 3º período de Jornalismo, Wanderson Ribeiro.

Para Adriana Falcão, não existe talento, a palavra é a própria força de vontade. “Não acredito em talento, nunca pensei em ser escritora, nunca sonhei. Tudo foi acontecendo aos poucos, mais acho que as coisas só dão certo na vida da gente, quando queremos dar o melhor de nós, e nos esforçarmos para fazer o que tem que ser feito da melhor maneira possível”, declarou Adriana quando respondia a uma pergunta.

A redatora e escritora é casada com o diretor de teatro e cinema João Falcão e, com ele, adaptou o “Auto da Compadecida” para o cinema e TV, que teve recorde de público. Apesar de ser muito renomada na profissão, Adriana sempre tem medo de errar. “Tudo que escrevo, penso que será horrível e todos vão descobrir que finjo ser escritora. Mais faço com tanto amor que no final sempre dá certo”, disse.

Para o aluno do 4º período de Jornalismo, Albert Souza, foi uma oportunidade muito boa de conversar com a escritora. “Acho o projeto muito importante, porque dá oportunidade de termos mais contato com os grandes escritores. O que mais gostei é que ela é muito simpática e respondeu nossas perguntas de uma forma bem humorada”, ressaltou o estudante.

Pelo Projeto Grandes Escritores, Adriana Falcão já passou por cidades como Barbacena, Viçosa e agora Ubá. Ainda nessa semana, estará em Carangola e Muriaé.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.