UNIFAGOC

Estudantes da Fagoc comemoram o Dia do Radialista, 21 de setembro

Publicado em 21/09/2005
por Developer Unifagoc

No dia 21 de setembro, comemora-se o dia do rádio e do radialista. Na Fagoc, alguns estudantes de Jornalismo trabalham como locutores de rádio em emissoras de Ubá e região. Em homenagem a todos os radialistas do país, eles contam um pouco sobre sua rotina.


A aluna do 6º período de Jornalismo, Marina Grossi Gomes trabalha na rádio Educadora FM e atualmente é a mais nova monitora do laboratório de rádio da Fagoc. “Trabalhar como radialista é uma das coisas que mais gosto de fazer. Estou aprendendo dobrado agora como monitora da rádio da faculdade. No total, são nove anos dedicados ao radialismo. Só na Educadora tenho dois. Quero comemorar o dia do radialista trabalhando muito”, destacou a estudante.

Outro estudante que também ressalta o amor pelo rádio é o aluno do 2º período, Luiz Carlos Pereira. Ele, que tem uma vasta experiência com rádio em outras cidades, pretende re-estrear ainda este ano na Rádio Ubaense AM, num programa de variedades de segunda a sábado, de 8h às 11h. Trabalha há seis anos na TV Folha do Povo, como apresentador do Programa do Povo, em Ubá. “Sou apaixonado com rádio. Apesar de estar trabalhando em TV, nunca deixei minha verdadeira paixão. Volto ao ar no fim desse mês, com um programa muito interativo e informativo. Me sinto feliz neste dia, pois foram mais de dez anos da minha vida que me dediquei ao rádio e outros muitos que ainda vou me dedicar”, disse Luiz Carlos, que recentemente foi homenageado com o troféu Xavier Pereira “Gente que Brilha em Minas Gerais”.


Nos estúdios da Rádio Líder, em Viçosa, também está a radialista e estudante do 4º período de Jornalismo, Alessandra Daloz. Sua experiência com rádio também é de mais de dez anos, quase seis só na Líder. Para Alessandra, um radialista tem que ter, acima de tudo, muita responsabilidade. “Fazer rádio é um desafio muito grande, só faz quem realmente gosta, pois depois de um microfone aberto, saber que o que a gente está falando, milhares de pessoas estão ouvindo, exige muita responsabilidade”, ressaltou a estudante.

Alessandra também adiantou a emoção de ser lembrada, num dia como este. “Eu me sinto neste dia muito lisonjeada, por ser lembrada por tantas pessoas. Já recebi vários telefonemas, mensagens e até uma cesta de café da manhã quando cheguei na rádio, que um ouvinte me mandou. Fiquei muito satisfeita, pelo reconhecimento do meu trabalho, então sinto vontade de fazer sempre melhor, a cada dia que passa com muito gás e energias positivas”, acrescentou a radialista.

Para finalizar, Alessandra deu a dica para quem quer ser um ótimo radialista. “Quem deseja trabalhar com rádio, deve ter muito conhecimento na área. Ter uma comunicação fácil e objetiva também é fundamental. Mas, o principal, é amar, a cada dia mais, o seu trabalho como locutor, levando alegria e informação para todos os lares”.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Perfil – Osmar Santos, estudante do 2º período de Jornalismo da Fagoc


Colaboração especial dos estudantes Rui G. Leite e Luiz Carlos Pereira (2º p. Jornalismo)

Osmar Santos acorda todos os dias, antes das 4h. Há mais de oito anos, cumpre esta rotina. É radialista, em uma cidade do interior e todos os dias, desperta Visconde do Rio Branco e toda a região com o seu programa sertanejo.

Para Osmar, o rádio é a sua vida. O maior prêmio é ter o trabalho reconhecido quando encontra com seus amigos em um bate-papo e comentam sobre o programa. Apesar de ser uma rádio de interior, no programa sertanejo de Osmar, já passaram nomes consagrados nacionalmente, na música sertaneja, como Jean e Geovane, Ataíde e Alexandre e Guilherme e Santiago, dentre outros.

Para Osmar, a importância do seu programa, “Bom Dia Brasil”, se faz com resgate da leitura popular das modas de viola, além disso o programa presta informações sobre o preço do leite, a arroba do boi e campanhas de vacinação veterinária.

No dia 21 de setembro, “Dia do Radialista”, a nossa homenagem a esse brasileiro, que leva todos os dias música, informação e alegria a todos os lares, através das ondas do rádio, que a todos encanta.

Parabéns a todos os radialistas do Brasil, pelo seu dia.

Dia do Rádio e do Radialista – 21 de setembro

O rádio foi uma invenção do italiano Guglielmo Marconi, apesar de se cogitar que um padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, teria sido o primeiro a transmitir a voz humana sem auxílio de fios. A patente para o seu invento, no entanto, só foi conseguida depois que Marconi já havia patenteado sua invenção.

No Brasil, a primeira transmissão radiofônica aconteceu no dia sete de setembro de 1922. Uma estação de rádio foi instalada no Corcovado e, além de música, emitiu o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa. Em 1923, foi fundada por Roquete Pinto a primeira emissora de rádio do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

O profissional de Radialismo é responsável por criar, produzir e dirigir programas para rádio e televisão. Para isso o radialista deve ter conhecimentos de conceitos de Comunicação Social e de procedimentos técnicos da atividade profissional.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.