UNIFAGOC

Estudantes de Computação fundam o Grupo de Usuários Java de Ubá

Publicado em 20/10/2005
por Developer Unifagoc


O I Encontro de Usuários Java de Ubá e região aconteceu na tarde do último sábado, dia 15 de outubro, na Fagoc, com a participação dos estudantes de Ciência da Computação. Eles fundaram o UJUG (Grupo de Usuários Java de Ubá).

“O sucesso da tecnologia é explicado no sistema usado pelos bancos, nas transações financeiras pela internet, essa é a linguagem Java”, explicou o coordenador de Ciência da Computação, Luciano Barbosa. A tecnologia Java é uma linguagem de programação, desenvolvida pela Sun Microsystems. Tornou-se muito usada por ser uma linguagem independente da plataforma, ou seja, funciona em qualquer computador, tenha ele o sistema operacional Windows ou Linux ou qualquer outro.

As duas palestras agendadas na programação renderam elogios dos alunos participantes. “Foram duas palestras de alto nível, o que motivou nós alunos a seguirmos com o projeto do UJUG, juntamente com o de Inclusão Digital e trabalhos voltados a Acessibilidade (trabalhos com deficientes surdos/mudos)”, destacou a estudante do 2º período de Ciência da Computação, Jenifer Vieira.




Os palestrantes Vinícius Carvalho e Paloma Sol, com o coordenador do curso de Ciência da Computação da Fagoc, Luciano Barbosa

A primeira palestra do sábado foi com Vinícius Carvalho, arquiteto de Sistemas da Synos em Belo Horizonte e líder do MG/JUG. Falando sobre “Java, o Mundo e tudo mais”, Vinícius apresentou diversos tópicos desta tecnologia, o atual mercado e as novas tendências. Em seguida, Paloma Sol, Analista de Sistemas da Petrobrás, falou sobre “java2D”, para computação gráfica e cartográfica. Também ressaltou o uso dessa tecnologia dentro da Petrobrás.

Além dos estudantes da Fagoc, o evento contou com a participação de alunos da Unipac e da UFV, representados pelo Viçosa-JUG. Na ocasião, foram formadas parcerias entre JUG e o grupo de Viçosa, o MG/JUG e o SOUJAVA Rio de Janeiro, representado pela palestrante Paloma Sol.

“Este evento inaugura uma nova era para os alunos de Computação na Fagoc, que trará oportunidades de trabalho e estudo. Agora é hora de arregaçar as mangas, e estudar muito, pois o primeiro passo foi dado, agora depende do esforço de todos. Java é o futuro, é uma tecnologia presente em todos os lugares, celulares, games, automóveis, eletro-eletrônicos e até robôs utilizados pela NASA em pesquisas espaciais, como é o caso do robô que está em Marte fazendo o reconhecimento da superfície do planeta”, explicou Fabrício De Lucca.

Apesar de o site oficial do UJUG estar em desenvolvimento, onde as inscrições serão realizadas, a equipe organizadora do evento, representados por Fabrício De Lucca, Jenifer Vieira e Felipe Freitas, convidam a todos os alunos de Computação da Fagoc e região a se filiarem ao grupo.

O I Encontro de Usuários Java de Ubá e região foi organizado por alunos do curso de Ciência da Computação da faculdade, sob orientação do coordenador do curso, Luciano Barbosa, em parceria com a “Fundação Java User Group” (JUG).

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.