UNIFAGOC
Estudantes de Jornalismo conversam com o escritor Nelson Motta
Publicado em 29/04/2005
por Developer Unifagoc

O escritor, compositor e jornalista Nelson Motta estará no Ubá Tênis Clube na próxima quinta-feira, 05 de maio, às 20h, para uma conversa com estudantes e a comunidade em geral. Os alunos de Jornalismo da FAGOC que participarem do evento receberão certificado da faculdade, repetindo o que ocorreu nos anos anteriores, com a vinda de Zuenir Ventura, Marina Colassante, dentre outros autores consagrados do país. Trata-se do projeto “Tim Estado de Minas Grandes Escritores”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ubá.
Nelson Motta é mais conhecido como compositor de letras de sucesso na MPB, como “Como uma onda” (com Lulu Santos), “Perigosa” (com Rita Lee) e “Você bem sabe” (com Djavan). Destaca-se também como escritor. Sua última obra foi lançada em 2004: o romance “Bandidos e mocinhas”. Chama a atenção a multiplicidade de atividades que exerce: além de compositor e escritor, é jornalista, produtor musical, diretor artístico e apresentador de TV. Escreve para os jornais A Última Hora (RJ) e O Globo (RJ). Nasceu em São Paulo, em 1944, e cresceu no Rio de Janeiro. Foi casado com Costanza Pascolato e Marília Pêra. Tem três filhas. Vive entre São Paulo, Nova York e Rio de Janeiro.
Livros publicados por Nelson Motta:
- Bandidos e mocinhas (2004)
- Canto da sereia (2002)
- Noites tropicais: solos, improvisações e memórias (2000)
- Confissões de um torcedor (1998)
- Nova York é aqui: Manhattan de Cabo a Rabo (1997)
- Memória musical (1989)
- Sobras completas (1984)
- Brasil F.C (1982)
- Música, Humana Música (1979)
- O piromaníaco (1979).
Para produzir um bom roteiro de perguntas a serem feitas ao escritor, a ANF indica alguns sites com a biografia e bibliografia de Nelson Motta:
- Pequena auto-biografia, no site da livraria Submarino.
- Reportagem sobre Nelson Motta e seu livro auto-biográfico, “Noites Tropicais”.
- Crítica do livro “Noites Tropicais”, de Nelson Motta.
O Ubá Tênis Clube fica na Rua 13 de Maio, Centro. A conversa é aberta ao público em geral. Os estudantes de Jornalismo, para receberem o certificado, deverão assinar a lista de presenças, que estará na sala de entrada da palestra. A participação contará, como nos anos anteriores, duas horas de atividade complementar no currículo do aluno.
