UNIFAGOC

Exposição fotográfica na biblioteca da Fagoc: “Rio Ubá, nossa cidade, nossa vida”

Publicado em 01/06/2006
por Developer Unifagoc

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (Fagoc) estará recebendo a exposição fotográfica “”Rio Ubá: nossa cidade, nossa vida””, do fotógrafo Servando Lopes, técnico responsável pelo laboratório de fotografia do curso de Jornalismo da Fagoc. O trabalho ficará na biblioteca da instituição até o dia 10 de junho. O objetivo é proporcionar, à comunidade acadêmica e aos visitantes, a possibilidade de conhecer um pouco sobre a realidade do rio que banha a cidade. A exposição funcionará de segunda à sexta das 7 h às 22h:30, e no sábado, das 13 às 17 horas.

A exposição faz parte de um projeto de educação ambiental promovido pelo Instituto Maria de Loreto Camiloto Rocha (IMLOR) e teve o apoio do deputado federal Vadinho Baião e da Unimed. Durante todo o ano de 2005, a exposição visitou 15 escolas do município.

A estimativa é a de que 8 mil alunos visitaram a exposição resultado de um ensaio fotográfico de Servando Lopes, desde a nascente do rio Ubá, na comunidade da Miragaia até o perímetro urbano. O Rio Ubá percorre todo o município, numa extensão de 42 Km, desaguando no Rio Xopotó (divisa com Guidoval).

A segunda etapa do projeto consistiu na realização de um Concurso de Redação e de Poesia. Os alunos do ensino fundamental participaram com 302 (trezentos e dois) trabalhos literários, nas categorias redação e poesia, durante os meses de outubro e novembro. O resultado final e a divulgação dos alunos premiados ocorreram em dezembro, na sede da Apae. Neste ano o projeto deverá retornar às escolas da rede municipal de ensino.


O fotógrafo

O fotógrafo Servando Lopes (36 anos) é natural de Santa Maria/ Rio Grande do Sul. Transferiu residência para Minas Gerais, onde permaneceu durante 13 anos em Belo Horizonte, estudando música e realizando trabalhos nas áreas de publicidade e cultura. Estudou flauta na Escola de Música de Minas, do músico Milton Nascimento, no período de 1987 a 1992.

Reside em Ubá há seis anos. Seu trabalho profissional está registrado na imprensa local, através de uma experiência no jornal Folha do Povo, o Noticiário e também nos demais órgãos de comunicação impressos.

Servando Lopes atua como técnico responsável pelo laboratório de Fotojornalismo do curso de Comunicação Social da FAGOC – Faculdade Governador Ozanam Coelho – .

Participa das principais feiras industriais, comerciais e também dos mais significativos eventos sociais de Ubá.

Servando Lopes nos ensina que fotografar é “”escrever com a luz””. Sem a luz não se pode fotografar. É preciso pelo menos um raiozinho de luz. Quanto mais luz houver mais facilmente se conseguirá uma ótima qualidade no trabalho fotográfico. A exemplo desse ensaio fotográfico intitulado “”Rio Úbá: nossa cidade, nossa vida””. Seu olhar nítido de profissional do jornalismo está presente neste trabalho, aliado a uma sensibilidade de captar belas imagens em um cenário urbano agredido pelas mãos do homem. Sevando Lopes nos mostra através desta Exposição Fotográfrica “”Rio Ubá: nossa cidade, nossa vida””, um verdadeiro artista da Arte Fotográfica.

Colaborou Levindo Barros