UNIFAGOC
Fagoc adota novo modelo de avaliação aplicado em instituições de todo o país
Publicado em 17/09/2012
por Developer Unifagoc
A partir de agora, a Fagoc passa a utilizar mais uma ferramenta para medir
permanentemente a qualidade da formação dos seus cursos de graduação: a Prova
Institucional (PI).
Esta iniciativa reforça o trabalho da insituição em concretizar sua missão
de “promover com excelência a educação integral e de qualidade, formando
profissionais competentes e éticos, fomentando o desenvolvimento socioeconomico
local e regional”.
Esse exame especial será aplicado em diferentes disciplinas de todos os
cursos da Fagoc, medindo o desempenho dos alunos e a qualidade do aprendizaddo
sobre os conteúdos propostos e estudados ao longo do semestre.
A Prova Institucional (PI) será desenvolvida por professores convidados,
indicados pelos coordenadores de curso, que possuam formação pedagógica, já
tenham ministrado a disciplina ou outra similar, conheçam bem o conteúdo ministrado e desenvolvam questões com o nível
de dificuldade proposto. O exame será
composto por questões relativas à inter à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade,
ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a concursos públicos e a
exames profissionais, visando a excelência do ensino como base para ascensão
profissional dos alunos e será aplicado no final do semestre, antes da
Avaliação de Segunda Chamada.
Outra característica da PI é de esta será aplicada em disciplinas
previamente selecionadas pela coordenação de cada curso e divulgadas no
decorrer do semestre em todos os canais de comunicação da Fagoc, bem como pelo
próprio professor. Nas disciplinas selecionadas, serão adotados dois tipos de
avaliação (provas e trabalhos) sendo a PI a terceira forma de avaliação
semestral e terá valor de 50 pontos. A Prova Institucional (PI) não será
aplicada aos alunos do último período dos cursos.
Objetivos da Prova
Institucional
A PI atenderá as demandas de todos os públicos envolvidos no processo
acadêmico.
Para os alunos: será uma ferramenta de apoio e de preparação para
exames de entidades de classe, concursos públicos e provas do Ministério da Educação;
será uma oportunidade de auto-avaliação que é extremamente necessária para os
estudos e fortemente exigida pelo mercado trabalho;
Para os professores: promoverá uma uniformização dos conteúdos
ministrados em sala de aula, garantindo a qualidade da avaliação sem limitar a
liberdade acadêmica, já que na PI serão estabelecidos parâmetros que
facilitarão a escolha dos temas a serem avaliados;
Para a FAGOC: será um instrumento eficaz no controle da
qualidade do ensino e aprendizagem, pois possibilitará o diagnóstico de
eventuais carências, facilitando as correções por meio de cursos de extensão,
palestras etc. Essa ação de melhoria contínua é ainda um dos objetivos
previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Além disso, a excelência do ensino é nossa
missão e a Prova Institucional – PI faz
parte dela;
Para a comunidade: o caráter pioneiro da iniciativa na região da Zona
da Mata Mineira confirma o compromisso firme da Fagoc num projeto de ensino de
qualidade.
Disciplinas para aplicação da
PI 2º Semestre de 2012
Administração:
2º Período: Funções Administrativas
4º Período: Administração Financeira e Orçamentária
6º Período: Administração de Recursos Materiais e
Patrimoniais
Ciência da Computação:
2º Período: Algorítimos e Estruturas de Dados
4º Período: Computação Gráfica
6º Período: Inteligência Artificial
Ciências Contábeis:
2º Período: Contabilidade Básica II
4º Período: Teoria da Contabilidade
6º Período: Contabilidade Avançada
Comunicação Social (Jornalismo)
2º e 4º Períodos: Redação em
Jornalismo III
6º Período: Hipermídia
Direito:
2º Período: Direito Civil
Educação Física
2º Período: Fundamentos
Sócio-Antropológicos da Educação Física
4º Período: Atividade Física Adaptada
5º Período: Fisiologia do Exercício
É importante destacar que o foco principal da Prova Institucional é
garantir que ao final do curso o aluno esteja realmente preparado para exames
de classe profissional, concursos públicos ou avaliações de órgãos superiores
da Educação.
