UNIFAGOC
Fagoc celebra os seus alunos destaques
Publicado em 20/09/2007
por Developer Unifagoc

A Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (Fagoc) viveu uma tarde ímpar no sábado (15) com a solenidade de entrega do prêmio “Aluno Destaque 2007 – 1º Semestre” a 22 estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física e Comunicação Social/Habilitação Jornalismo (veja lista completa abaixo e alguns depoimentos). Na ocasião, Maria da Conceição Aparecida Camiloto Rocha Ramos foi agraciada com o título de Professora Honoris Causa.
“A Fagoc tem hoje mais de mil alunos, e estamos homenageando apenas 22. Eles estão aqui não porque foram sorteados, nem foram escolhidos por alguém, e sim por competência, esforço, dedicação e força de vontade. E isso para nós é muito gratificante, pois sabemos que o mercado nos cobra profissionais qualificados”, afirmou Wilderson da Silva Cardoso, coordenador do curso de Ciências Contábeis.
A solenidade, realizada com pompa no salão da Biblioteca Antônio Olinto, no campus da faculdade, teve a presença de representantes do Poder Público, de entidades e da sociedade organizada, além de diretores e professores da Fagoc, amigos e familiares dos homenageados.
Surgido de um projeto idealizado pelo coordenador do curso de Administração da Fagoc, professor Paulo Veloso, em conjunto com o Núcleo Pedagógico, o prêmio “Aluno Destaque” foi uma forma de validar o compromisso com os resultados acadêmicos dos alunos (média de nota acima de 85%), frutos de empenho e dedicação, associados ao trabalho educacional desenvolvido pela faculdade. “Sem contar que este reconhecimento será importante na carreira profissional do aluno”, disse a coordenadora do Departamento de Marketing Janete Barros, palavras referendadas por Marcelo Andrade, diretor-geral da Fagoc. “Estamos também de uma certa forma promovendo a integração dos alunos com a sociedade. Este sucesso mostra a qualidade dos nossos estudantes, os futuros profissionais. O prêmio vai virar uma tradição”, comentou Marcelo Andrade, informando que, além do certificado “Aluno Destaque”, o aluno receberá 10% de desconto na mensalidade durante o semestre subseqüente, exclusão da matrícula e terá o seu nome indicado para estágios em empresas parceiras da Fagoc.
Presente ao evento, a secretária Municipal de Educação de Ubá, Rosa Araújo, ressaltou a iniciativa. “Quando o aluno ingressa na faculdade sempre se pergunta de como será o futuro. A Fagoc está demonstrando com essa homenagem um incentivo a mais, uma iniciativa sem dúvida muito importante para o acadêmico”.
Além dos 22 estudantes, uma pessoa em especial passou também por momentos de emoção no sábado: Maria da Conceição Aparecida Camiloto Rocha Ramos, ou simplesmente Aparecida Camiloto, uma mulher de fibra, uma professora que proporciona a milhares de crianças e jovens de Ubá oportunidades de uma vida melhor à frente de projetos culturais e artísticos.
Sua atuação na arte e na educação fez com que ela recebesse o título de Professora Honoris Causa da Fagoc. Camiloto é a quinta agraciada com o título e a primeira mulher a figurar nessa academia de notórios.
Emocionada, ela disse ter ficado imensamente feliz. “Nunca poderia imaginar que receberia um título como este. Durante a minha vida me dediquei a todas as idades, ensinando arte e educação. Para mim é uma honra fazer parte dessa galeria”, declarou Aparecida Camiloto.
Amigo de longa data da homenageada, e primeiro Professor Honoris Causa da Fagoc, o maestro Marum Alexander sentiu-se orgulhoso pela amiga. “Sou suspeito a falar, porque a Aparecida é minha companheira há muitos anos. Ela tem um valor imenso. A Fagoc está de parabéns por ter reconhecido os méritos dela”.
Quem também teceu elogios à Aparecida foi o diretor-geral Marcelo Andrade. “Ela dispensa comentários. É uma figura importantíssima em Ubá. Desde criança valorizou a cultura e a educação ubaense, daí o nosso reconhecimento pelo trabalho que sempre desenvolveu”.

Maria da Conceição Aparecida Camiloto Rocha Ramos – agraciada
com o título de Professora Honoris Causa – entre os diretores Clécio Giorni e Marcelo Andrade
Prêmio Aluno Destaque – 1º Semestre de 2007
Administração:
Sérgio Barreto Gomes – 1A e 1B
Camila de Freitas Rodrigues – 2U
Leonardo Parma de Lima – 3A e 3B
Simone Sperandio – 4U
Júlio Cézar Vieira Marques – 5A e 5B
Marineide Aparecida Alves Cabral – 6U
Ana Paula Dias Zanini – 7A e 7B
Computação:
Tiago Lazarini Esperandio-1U
Joás Weslei Baia – 3U
Felipe de Freitas Carneiro -5U
Saulo Cunha Campos – 6U e 7U
Ciências Contábeis:
Samuel Euclides Lopes – 1A e 1B
Camila Basques Leitoguinho – 2U
Marco Aurélio Caneschi – 3U
Educação Física
Cristiano Lopes do Rosário – 1U
Marina Fernandes de Oliveira -3A e 3B
Maria Eunice de Paiva Freitas – 5A e 6A
Márcia Regina da Silva – 5B e 6B
Jornalismo:
Carlos Roberto Sodré – 1U
Joluzi Alves de Oliveira – 3U
Fabiana Silveira Soares – 5U
Rodrigo Leite Gomide – 6U e 7U
Depoimentos dos alunos e idealizadores e convidados.
“Temos excelentes professores. O aluno que realmente quer aprender, aprende. Os desafios são muitos, mas ultrapassá-los é muito gratificante. Estou aqui graças a um pouquinho do meu esforço e à ajuda de muitos amigos.”
Carlos Roberto Sodré – Jornalismo
“O prêmio vem engrandecer o esorço e dedicação que temos com o curso. Parabéns aos alunos e a Fagoc pela iniciativa.” Leonardo Parma de Lima – Administração.
“A premiação foi uma grande iniciativa da Fagoc, uma forma de incentivar os alunos a continuarem se dedicando – cada vez mais – aos estudos e a serem melhor a cada dia.” Camila Basques – Ciências Contábeis.
“Receber esse prêmio é muito importante para mim. Ele não é apenas o reconhecimento de meu esforço, mas o de todos que de certa forma me ajudaram a conquistá-lo, por isso dedico aos meus pais, namorado e familiares, que, sempre compreensivos, me apóiam e me incentivam a estudar cada vez mais.”
Fabiana Silveira Soares – Jornalismo
“Creio que esse prêmio será um sucesso na história da Fagoc.”
Joás Weslei Baia – Ciência da Computação
“A pessoa deve almejar sempre a nota máxima e conseqüentemente o melhor desempenho em suas atividades.”
Cristiano Lopes do Rosário – Educação Física
.
“Vejo este prêmio como mais um estímulo da Fagoc e também como uma oportunidade de buscarmos da própria instituição, dos coordenadores e dos professores cada vez mais qualidade no curso.”
Joluzi Alves de Oliveira – Jornalismo
“É uma motivação a quem está estudando. É um norte, um rumo para quem deseja seguir o caminho correto. O mais importante da premiação é o exemplo de que se você se esforça é valorizado. O reconhecimento está no seu próprio mérito.”
Rodrigo Leite Gomide – Jornalismo
“Acredito que o ambiente de uma faculdade exerce forte influência quanto ao nível de interesse pelo aprendizado. Cabe à instituição oferecer conteúdo adequado, bons professores e infra-estrutura, proporcionando um ambiente agradável, desafiador e motivador. Sendo assim, qualquer projeto que venha aguçar o interesse pelo estudo e pela profissão deve ser implementado. No caso de nossos alunos o desafio é ainda maior, pelo fato da maioria trabalhar durante o dia em empresas da região e, portanto, dispor de pouco tempo para se dedicar aos estudos. Daí a idéia de se criar o prêmio “Aluno Destaque”, uma forma de estímulo e valorização. A expectativa também é que empresas de toda região ao se informarem desse prêmio ofereçam mais oportunidades de trabalho, pois sem dúvida eles merecem reconhecimento.”
Paulo Veloso – Idealizador do “Aluno Destaque” e coordenador do curso de Administração da Fagoc.
“Um dos objetivos da Fagoc é a divulgação e difusão do conhecimento. Os trabalhos desenvolvidos aqui diariamente são frutos de nossa consciência e confiança no poder transformador do conhecimento no âmbito social, cultural e técnico. A gente sempre teve o intuito de valorizar os nossos alunos. Há muitos empresários presentes aqui, e isso é importante.”
Marcelo Andrade – Diretor-geral da Fagoc
“Para o aluno, acredito que a premiação seja um incentivo a mais na busca pelo aprendizado, constituindo-se como uma possibilidade de enriquecimento curricular.”
Érica Maciel – Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da Fagoc.
“A faculdade tem a obrigação de estimular para que cada vez mais seus alunos se aprimorem em busca de qualidade, uma exigência do mercado. Com a premiação, ela está de fato estimulando uma competição saudável. A iniciativa é muito válida. A Fagoc está de parabéns.”
Cláudio Ponciano – Vereador/Ubá.
“Eu me baseio na recente formatura do meu filho, em Viçosa. Ele está entrando no mercado de trabalho, e nós, pais, nos orgulhamos por ter se destacado dentro do curso dele, onde também foi homenageado por razões similares. Eu me coloco aqui no lugar dos demais pais e vejo o orgulho que eles estão sentindo de seus filhos. A Fagoc, ao reconhecer esses alunos, abre um horizonte e um exemplo para as demais faculdades. Normalmente as faculdades não usam esse procedimento. Para elas quem estudou, ótimo, quem não estudou, nenhum problema.”
Marum Alexander – Maestro e Professor Honoris Causa da Fagoc.
“Vejo a faculdade como uma extensão das salas de aula de nosso município. Nós que trabalhamos com educação fundamental e básica, estamos aqui para prestigiar o evento e cumprimentar, diretores, professores e alunos. Todos estão de parabéns.”
Rosa Araújo – Secretária Municipal de Educação de Ubá.
“A proposta é o reconhecimento oficial da Fagoc aos alunos que fizeram jus ao prêmio, dentro das condições estabelecidas, o de melhor desempenho acadêmico do semestre. Além disso, retomamos a velha questão de resgatar o valor do conhecimento e do compromisso que estão se perdendo em nossa sociedade, mas que garantem um melhor desempenho profissional em qualquer área.”
Janete Barros – Coordenadora do Departamento de Marketing da Fagoc.
Albert Souza, Diego Muzitano, Rafaela Namorato e Rui Gonçalves Leite
Agência de Notícias da Fagoc (ANF)
anf@fagoc.br
